ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Bombeiros encontraram corpo de criança desaparecida em Dias D’Ávila

Foto: Reprodução O corpo da jovem Amanda Max Teles da Silva, desaparecida após cair em um bueiro durante a chuva...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura intensifica vacinação contra a raiva nos postos de saúde

Foto: Valdenir Lima - Arquivo A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro Municipal de Controle de Zoonoses...
Read More
Polícia

65ª CIPM prende dois homens e recupera celulares na Santa Mônica

Na noite de quinta-feira (28), uma guarnição da 65ªCIPM em ronda na Santa Mônica abordou e prendeu dois homens que...
Read More
Economia

Dólar abre em alta e bate R$ 6,05 no último pregão de novembro, ainda refletindo anúncios de Haddad e com dados de emprego

Dólar — Foto: freepik  O dólar abriu em alta nesta sexta-feira (29), último pregão de novembro, com o cenário fiscal...
Read More
Mundo

Putin diz que míssil russo Oreshnik pode transformar “tudo em pó”

O Oreshnik foi apresentado ao mundo na última semana, após aliados da Ucrânia liberarem o uso de armas de longo...
Read More
Economia

Governo já escolheu novos diretores do BC e anúncio deve ocorrer nesta sexta, afirma Rui Costa

Segundo o ministro, o governo está em "contagem regressiva" para o fim do mandato de Campos Neto na autarquia; "Só...
Read More
Brasil

CNJ afasta juiz citado em inquérito sobre suposto plano de golpe

Magistrado federal teria prestado 'assessoria' contra urnas; decisão do conselho contrasta com posição anterior, sobre 'juízes de Moraes' O Conselho...
Read More
Política

Internet resgata vídeo em que Boulos xinga Moraes: ‘Fascista, escárnio, genocida’

Em entrevista ao jornalista Leonardo Sakamoto em 2016, o psolista fez duras críticas ao então ministro da Justiça; veja Guilherme...
Read More
Bahia

Após denúncias de maus tratos e insalubridade, BYD demite funcionários de terceirizada

As condições de trabalho na planta da montadora de carros BYD, na cidade baiana de Camaçari, estão sendo apuradas em...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura de Feira intensifica limpeza em áreas de recorrente descarte irregular de lixo

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) tem intensificado a limpeza em locais utilizados de forma recorrente para o descarte irregular de...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

A Secretaria Municipal de Educação esclarece que são falsos os números apresentados pela reportagem do Jornal A Tarde, com o título “Dados do Inep apontam erros e exageros na Educação em Feira de Santana”, divulgada no último dia 5/09/2020.

Quanto ao questionamento do jornal que não encontrou no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Inep, o Ideb de 120 escolas da Rede Municipal de Educação – de um total de 206 unidades de ensino, a secretaria de Educação de Feira de Santana reforça que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é calculado pelo próprio Inep a cada dois anos e divulgado pelo Ministério da Educação.
 
A referida reportagem cita o número de 8.400 funcionários que estariam lotados em 80 escolas municipais, quando na verdade o número real é de 1.639 – dos setores administrativo e de apoio. Já o número de professores efetivos é de 2.258. Eles atuam nas 206 escolas da Rede Municipal de Educação.

De acordo com o Censo Escolar 2020, a matrícula da Escola Municipal Professor José Raimundo Pereira de Azevedo, antigo Caic, localizado no bairro Feira VII, é de 1.025 alunos enquanto a reportagem do A Tarde cita para a mesma escola a matrícula de 789 estudantes. A mesma escola teria 268 funcionários, quando na verdade o número de servidores que nela atuam é de 92, dos quais 36 são professores.

Também no site do Inep é possível consultar normalmente a matrícula de 394 alunos da Escola Municipal Parque Brasil que, de acordo com a versão do jornal, seria de 532 alunos. Esta unidade de ensino localizada no bairro Conceição conta com um total de 23 funcionários, destes, 13 são professores: números bem distantes daquele apresentado pelo jornal, 221, que parece ter sido fabricado.

Da mesma forma não batem os números listados para a Escola Maria da Glória Carvalho Bahia – 225 alunos no site do Inep, 137 segundo o Jornal A Tarde. O número real de servidores desta unidade de ensino é 18, dos quais 8 são professores – enquanto o periódico atribui à escola 88 funcionários.

A matéria também cita 146 funcionários e 21 professores que trabalhariam na Escola Municipal Clóvis Ramos Lima, onde estariam matriculados 375 estudantes. O número verdadeiro é 50 funcionários, destes 24 são professores. E o número de alunos é 521.

Por fim, são também inverídicas as informações da Escola Municipal Chico Mendes – 288 funcionários e 43 professores para 662 alunos, lista o A Tarde. Os dados, de acordo com o Inep, são: 59 funcionários, dos quais 33 são professores, para 707 estudantes.
 
Quando menciona o Ideb, por exemplo, o Jornal A Tarde ignora que a Prova Brasil, um dos componentes que incidem no índice, é feita por um grupo de escolas, principalmente aquelas que tem matrícula superior a 20 estudantes no 5º ano do Ensino Fundamental.

Veja as explicações do MEC: “Como o objetivo da prova é avaliar os sistemas de educação (município, estado, país) não há necessidade de todas as escolas serem avaliadas. Por uma questão de logística e custos, nas diferentes edições da Prova Brasil algumas escolas e seus alunos não participaram. Além disso, a participação não é obrigatória.”

No que diz respeito ao resultado do último Ideb para a Rede Municipal de Educação (avaliação feita em 2017 e divulgada em 2019), as escolas ficaram com nota 4,4 nas séries iniciais do Ensino Fundamental – do 1º ao 5º ano, faltando apenas um décimo para atingir a meta projetada pelo Ministério da Educação, 4,5. A projeção considera que as escolas públicas vão evoluindo gradativamente e o próprio Mec estabelece uma meta a ser alcançada a cada biênio.

Nos últimos cinco anos, o Ideb da Rede Municipal subiu de 3,4, em 2013, para 4,0, em 2015; e para 4,4 em 2017. Isto garante ao conjunto das escolas um avanço sempre superior ao índice médio esperado para cada biênio – que é de 0,3.

No último exame, 80 escolas da Rede foram avaliadas – destas, 66 tiveram aumento em comparação ao índice anterior; 40 ficaram acima da meta esperada e três atingiram a nota esperada. Oito ficaram com o mesmo índice e seis escolas regrediram.

O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. É calculado com base nos resultados das provas de português e matemática aplicadas a cada dois anos e no fluxo escolar – taxa de aprovação, reprovação e ainda abandono dos estudantes.

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: