Se você gosta de assistir à séries e filmes de ação que trazem embates fervorosos entre mocinhos e vilões, já deve ter reparado que os vilões nunca usam aparelhos da Apple em cena. Os caras “maus” não aparecem na telona fazendo ligações em um iPhone (iOS), segurando um iPad ou planejando qual será o seu próximo plano maligno no MacBook. E existe uma explicação bastante lógica para isso: é uma estratégia de marketing da Apple.
Em 2023, entusiastas dos gadgets da maçã que estavam ávidos pelo desfecho da série de Succession, da HBO, notaram um detalhe no trailer da última temporada que foi encarado como um “spoiler” por alguns. Tom, genro de Logan Roy, diferentemente dos filhos do patriarca, usava um celular Android na telinha, enquanto Kendall, Roman e Shiv usavam um iPhone (iOS). Mas, o que isso tem a ver com o posicionamento de marca da companhia? A seguir, entenda como funciona a publicidade indireta da Apple e veja curiosidades sobre o uso de iPhones em produções cinematográficas.
Não é difícil ver a famosa logo da maçã estampada nos eletrônicos usados pelos personagens em filmes e séries, mas o que pouca gente sabe é que a Apple raramente paga para aparecer em cena nas produções. Segundo informações do site Bloomberg, a gigante da tecnologia não paga pela publicidade indireta e, inclusive, é comum que ela ofereça seus produtos sem cobrar nada por isso – no entanto, isso implica em algumas condições. A primeira delas é que os gadgets da maçã, como o iPhone, iPad, Macbook ou iMac, por exemplo, não podem ser usados pelos vilões das produções.
A notícia veio à público depois que o diretor de cinema Rian Johnson comentou sobre o uso dos celulares da maçã na revista “Vanity Fair”, quando falava sobre sua nova produção da época, “Knives Out” (ou “Entre Facas e Segredos”, na adaptação para o Brasil). “A Apple permite que você use iPhones em filmes, mas – e isso é muito importante – se você estiver assistindo a um filme de mistério, os vilões não podem usar iPhones em frente à câmera”, comentou o cineasta.
Os vilões não podem usar um iPhone no cinema porque a Apple não quer que seus produtos sejam associados a características negativas. Portanto, apenas os mocinhos estão aptos a segurar um iPhone nas telinhas, enquanto os “bad boys” (meninos maus, em tradução do inglês para o português), precisam se contentar com outras marcas.
Além de Tom, de “Succession”, e Ransom, de “Entre Facas e Segredos”, não puderem usar um iPhone (iOS), outros vilões bem conhecidos das telonas também estão proibidos de ter um celular da Apple. Um exemplo é Lúcifer, personagem da série da Netflix, que usa um smartphone Huawei Honor 5X em vez de um smartphone com a logo da maçã.
Além disso, segundo informações do site HowToGeek, a Apple exige que os dispositivos sejam exibidos na telona apenas quando a luz estiver favorável, e ainda estabelece que eles sejam usados em cena de maneira natural, evitando que uma atmosfera de propaganda seja criada durante a atração.
Créditos: Tech Tudo.