Está prevista para o próximo mês de março a primeira produção de peixes do Polo de Psicultura instalado entre os rios Jacuípe e Cavaco, no distrito Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu). A estimativa foi anunciada na Câmara pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB).
Residente no distrito, ele destacou alguns resultados positivos relativos ao empreendimento. Um deles é que a tilápia produzida no equipamento, com apenas cinco meses, chega a pesar 1,2 kg.
Em outros locais, onde também há criação deste peixe, a média geralmente fica entre 800gr, no máximo 1kg, neste mesmo período.
“Esta é a boa notícia que nós temos para o feirense”, afirmou, ressaltando que a qualidade se destaca como a melhor no Brasil. Com a implantação e funcionamento do polo, segundo Jurandy, vai ser possível produzir o peixe em Feira e vendê-lo a um custo mais baixo. Além disto, o empreendimento já contabiliza mais de 25 empregos gerados a partir do início do projeto.
A agilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) em liberar o licenciamento para funcionamento do polo também foi citada como contribuição importante para o sucesso do empreendimento.
“Antes, a empresária responsável pelo empreendimento no distrito, produzia em Glória (norte da Bahia) e precisava percorrer 800km [ida e volta]. Mas, agora vai poder produzir aqui em nosso Município, com uma qualidade melhor e vender mais barato. Quem ganha é o distrito João Durval e nossa população”, frisou.