ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Outros

José Ronaldo vota na manhã deste domingo ao lado de Pablo Roberto

Foto: Miro Nascimento O candidato a prefeito de Feira de Santana pelo União Brasil, José Ronaldo, votou no Colégio Modelo...
Read More
Esportes

Vini Jr tem lesão cervical, apontam exames feitos pelo Real Madrid

Clube não dá prazo para recuperação do atacante, que é dúvida para os próximos compromissos da seleção brasileira nas Eliminatórias;...
Read More
Política

‘Erro fatal’, diz advogado de Marçal sobre publicação de laudo

Membro do corpo jurídico do candidato do PRTR disse que nem os assessores nem o partido foi consultado sobre a...
Read More
Esportes

Bahia joga mal e perde para o Flamengo na Arena Fonte Nova

Com o revés, o Tricolor chegou a 11 partidas sem vencer a equipe carioca e deixou o G-6 Foto: Letícia...
Read More
Brasil

Com Boulos, Nunes e Marçal, SP tem 1º turno mais acirrado em décadas

Paulistanos vão às urnas neste domingo escolher o próximo prefeito e os vereadores de SP após campanha marcada por agressões...
Read More
Famosos

Cid Moreira: Filhos pedem para abrir inventário horas após morte

Filhos fazem acusações à viúva do jornalista Cid Moreira Foto: Reprodução/TV Globo Os filhos de Cid Moreira, Roger Felipe Naumtchyk e...
Read More
Outros

O poder do sono: como descansar nos finais de semana protege o coração

O sono inadequado durante a semana é um problema comum na vida moderna, frequentemente agravado por estresse, trabalho excessivo e...
Read More
Brasil Eleições 2024

Eleições 2024: relembre as regras para o dia da votação

© Antonio Augusto/Ascom/TSE Eleitores de 5.569 municípios escolhem hoje prefeitos e vereadores Neste 6 de outubro, eleitores de 5.569 municípios...
Read More
Feira de Santana

Parques da Cidade e da Lagoa estarão fechados neste domingo

Foto: Izinaldo Barreto Em virtude do pleito eleitoral deste domingo (6), o Parque da Cidade Frei José Monteiro, no conjunto...
Read More
Bahia

Transporte intermunicipal será gratuito nos dois turnos das eleições na Bahia

Foto: Ulgo Oliveira/assessoria Seinfra A  gratuidade do transporte intermunicipal no 1º e no 2º turno das eleições municipais 2024 na...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

A discussão sobre sexo na prisão repercutiu durante a semana após a imprensa internacional noticiar o caso da carcereira brasileira presa por fazer sexo com um detento na penitenciária de Wandsworth, em Londres.

No Brasil, é permitida a visita conjugal ou íntima à pessoa privada de liberdade em estabelecimento penal, desde que resguardada “a privacidade e a inviolabilidade” dos detentos e seus visitantes, conforme resolução do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Veja quais são as regras

Regras seguem padrão internacional. As normas para o encontro íntimo dentro do sistema prisional brasileiro seguem padrões internacionais de execução penal, sob o título de “visita conjugal” ou “visita íntima”, desde dezembro de 2021, quando passou a vigorar uma resolução do Depen que atualizou as regras sobre o benefício nas prisões nacionais.

Entende-se por visita conjugal ou visita íntima a visita à pessoa privada de liberdade em ambiente reservado disponibilizado no estabelecimento penal, asseguradas a privacidade e a inviolabilidade.
Artigo 1° da Resolução n° 23, de 4 de novembro de 2021 (publicada em dezembro).

A visita deve ser autorizada pelo setor administrativo da unidade prisional. Poder ser concedida tanto para presos definitivos quanto para presos provisórios.

Não são permitidas visitas mediante serviços ou favores sexuais; a visita conjugal de menores de 18 anos de idade também é vedada. Apenas em casos comprovados de casamento ou união estável, pessoas entre 16 e 18 anos podem realizar visitas íntimas.

O benefício será oferecido de acordo com a disciplina apresentada pela pessoa presa durante o cárcere. E depende da estrutura e condições de segurança da cadeia.

O visitante autorizado deve fazer um cadastro no serviço social. É necessária a confirmação de casamento, união estável ou autorização do preso e visitante.

Um mesmo detento não tem direito a mais de um cadastro de visitante conjugal na unidade prisional. E, em caso de substituição da pessoa cadastrada para a visita íntima, deverá respeitar o prazo mínimo de um ano.

Os encontros conjugais privados dependem de um cronograma e da preparação do ambiente adequado pela unidade prisional, ocorrendo preferencialmente uma vez por mês.

O local de acesso privado deve ser higienizado. Deve ter preservativos (masculinos e femininos) e material de educação sexual. Em caso de suspeita de violência durante a visita íntima, a vítima deve ter à disposição a atenção de uma equipe multidisciplinar. “A proibição ou suspensão da regalia de visita conjugal observará ato motivado da autoridade responsável pela unidade prisional (…) e integrará o prontuário da pessoa presa”, informa ainda a resolução.

‘Recompensa’ ao bom comportamento

A visita conjugal ou íntima busca “atender o progressivo contato do recluso com o mundo exterior e facilitar a manutenção do convívio familiar”. É vista como recompensa ao bom comportamento do condenado, segundo o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária.

A visita conjugal é recompensa, do tipo regalia, concedida à pessoa privada de liberdade, nos termos do art. 56, II, da Lei de Execução Penal, e deve atender às preocupações de tratamento digno e de progressivo convívio familiar do recluso.
Trecho da resolução do Depen

O então presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, juiz Márcio Schiefler Fontes, afirmou na época da revisão da resolução que o tema da visita conjugal é dos mais angustiantes no âmbito da política penitenciária brasileira e necessitava de atualização. “A resolução visa a enquadrar o regramento administrativo à letra da lei e aos padrões internacionais em vigor, reforçando o papel das autoridades prisionais, sempre sujeitas à fiscalização dos órgãos de execução penal”, afirmou Fontes.

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: