Com o crescimento da tendência, a extensão de cílios se tornou algo comum entre as mulheres. Em meio a febre, um vídeo de uma influenciadora com piolhos no cílios viralizou e causou espanto: a falta de cuidados pode levar a problemas extremos? Especialistas dizem que sim.
“Piolhos podem se instalar em qualquer lugar com pelos”, diz Luciana Passoni, especialista em cuidados com cabelo e transplante capilar e fundadora da Capitech, maior congresso de ciências capilares do Brasil. O problema da influencer aconteceu porque ela não lavava as extensões, na expectativa que elas durassem mais tempo nos olhos.
“Se a pessoa não estiver lavando, a região pode acumular sebo e causar caspas, infecções por germes e bactérias. Pode acontecer uma dermatite seborreica, que é o excesso de óleo nos cílios. Ele também fica sujeito a quebra, queda e perda dos fios”, explica Luciana. Para ela, extensão boa é aquela que dura no máximo 15 dias, pois significa que a cola utilizada foi a correta e as fibras tinham qualidade.
“O que dura muito está prejudicando os cílios ou você não está lavando direito”, explica.
Se está na moda, tem muita gente querendo usar. E por mais que a vontade de muitas mulheres seja de colocar uma quantidade grande de fios extras nos cílios, o ideal é acrescentar, no máximo, 25% a mais do volume que você já tem nos olhos.
“Mais que isso, vai pesar e se comportar como um alongamento capilar: tracionar o fio do cílio, o que pode fazê-lo sair com a raiz. E, às vezes, quando isso acontece, o fio não volta mais a crescer”, explica Luciana.
Se preferir algo mais simples e seguro, há cosméticos que podem ajudar no crescimento dos fios “Existem pessoas que têm propensão à queda dos cílios e a ter cílios pequenos e finos. Essas podem optar pelo uso de máscaras para cílios com ativos para crescimento”, explica Luciana.
Durante o Sem Filtro de hoje (6), a colunista de Universa Cris Guterres falou sobre sua experiência pessoal com a extensão de cílios. Ela destacou que cada país acaba usando uma densidade diferente no adereço e, em seu caso, a extensão durou apenas dois dias. Ela contou que acabou não se adaptando.
Isso é muito cultural e uma moda não só do Brasil, mas dos Estados Unidos, países da Europa e da África também. Em cada país as mulheres costumam usar uma densidade, e eu fiz uma vez com uma mulher africana. Na África elas colocam muito cílios e eu coloquei. Parecia que eu não conseguia mais abrir os olhos e fiquei só dois dias. A primeira pessoa que me olhou e falou que estava feio, eu tirei.none Cris Guterres
Ainda durante o programa, ela revelou que não é adepta da moda, muito devido aos cuidados que são exigidos após a aplicação. Por fim, em tom de brincadeira, Guterres comemorou o fato de não precisar se preocupar com piolhos, uma vez que não pretende colocar a extensão.
Seguem aqui os outros temas que foram destaque nesta edição do “Sem Filtro”:
Informações Universa UOL