O papa Francisco, de 88 anos, foi internado para realizar exames e continuar o tratamento contra uma bronquite, nesta sexta-feira, 14. O Vaticano comunicou a internação.
O Vaticano informou em nota oficial que, depois de concluir suas audiências, o papa Francisco deu entrada no Policlinico Agostino Gemelli. O objetivo foi a realização de exames diagnósticos essenciais e a continuidade do tratamento da bronquite em ambiente hospitalar.
Desde o início de fevereiro, o pontífice enfrenta essa bronquite e teve dificuldades para discursar durante compromissos religiosos recentes. Em pelo menos duas ocasiões, pediu a um assessor que lesse o sermão, pois relatou “dificuldades respiratórias”. Durante uma cerimônia nesta semana, apresentou sinais de cansaço e esforço para respirar.
Francisco lidera a Igreja Católica desde 2013. Nos últimos dois anos, sofreu diversos problemas de saúde, como dores nos joelhos e nos quadris, inflamação no cólon e uma cirurgia para correção de hérnia. Além disso, passou por pequenos acidentes domésticos, incluindo uma queda em janeiro e um hematoma no queixo registrado em dezembro de 2024.
Na juventude, perdeu parte de um dos pulmões. Em 2023, permaneceu três dias hospitalizado para tratar uma bronquite com antibióticos.
No início de fevereiro, o pontífice informou aos fiéis, durante uma audiência semanal, que tinha um “forte resfriado”. Posteriormente, o Vaticano esclareceu que se tratava de bronquite. Por causa do problema de saúde, o papa realizou algumas audiências em sua residência.
Informações Revista Oeste