OMS: ‘efeitos da Covid serão sentidos por décadas’
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os impactos causados pela Covid-19 serão sentidos por um longo período. A afirmação foi dada pelo diretor-geral da Organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, nesta sexta-feira (31).
Foi a quarta ocasião em que o comitê se reuniu em relação à Covid-19. O encontro ainda marca os seis meses que a doença foi declarada como emergência de saúde pública de interesse internacional pela agência, em 30 de janeiro.
App ajudará a rastrear infectados
O Ministério da Saúde lança hoje (30) uma atualização para o aplicativo Coronavírus SUS que poderá rastrear e alertar sobre a proximidade e o contato com pessoas infectadas pela covid-19.
A tecnologia, chamada API Exposure Notification, já é usada em outros países, como Alemanha, Itália e Uruguai, e só será ativada caso o usuário habilite a função “notificação de exposição” nas configurações do aplicativo.
Segundo nota divulgada pelo Ministério da Saúde, pessoas que estiverem geolocalizadas em um perímetro próximo de outras pessoas que informaram estar infectadas pelo novo coronavírus receberão um alerta. O sistema não identifica o doente, apenas avisa da proximidade de alguém que, voluntariamente, informou estar com diagnóstico positivo para a doença nos últimos 14 dias.
Para se cadastrar como doente, o usuário deve validar o exame com o diagnóstico positivo. Segundo o boletim do ministério, “a técnica será uma parte essencial da transição para a vida cotidiana e, ao mesmo tempo, gerencia o risco de novos surtos.”
O Ministério da Saúde informa que cerca de 10 milhões de brasileiros possuem o aplicativo instalado nos celulares, e espera que haja um aumento no uso de 30% após a implementação da novidade.
O aplicativo Coronavírus – SUS está disponível para as plataformas Android – na Google Play e para iOS, na App Store.