ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Veículos com placas de final 9 devem quitar o IPVA até esta quinta-feira (28)

Foto: Bruno Concha/Secom Os proprietários de veículos com placas de final 9 devem ficar atentos para quitar por completo o...
Read More
Feira de Santana

Cerca de 200 pessoas fazem tratamento contra o tabagismo em Feira de Santana

Foto: ACM - Arquivo O cigarro representa sérios riscos à saúde, tanto para quem fuma quanto para quem convive em...
Read More
Feira de Santana

Fundação Santo Antônio promove a campanha Natal Solidário para ajudar famílias em vulnerabilidade

Foto: Cau Preto A tradicional Campanha Natal Solidário, promovida pela Fundação Santo Antônio em parceria com a Rádio Sociedade News,...
Read More
Economia

Mega-Sena pode pagar R$ 60 milhões nesta quinta-feira

Mega-Sena — Foto: Marcelo Brandt/G1  O concurso 2.801 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 60 milhões para os acertadores das seis dezenas....
Read More
Mundo

Israel e Hezbollah se acusam de romper cessar-fogo um dia após acordo entrar em vigor

Foto: IDF SPOKESPERSON'S UNIT Israel impõe toque de recolher no sul do Líbano e pede calma no retorno para casa ...
Read More
Política Internacional

EUA: indicados ao futuro governo de Trump são alvo de ameaças

O próprio republicano foi alvo de dois atentados durante a campanha eleitoral, em claro avanço da violência contra a direita...
Read More
Brasil

Em vídeo, radialista quebra tornozeleira e diz para Moraes enfiar equipamento no c*; assista

Site mineiro afirma que STF já decretou nova prisão de comunicador depois de ministro escutar declarações Revoltado com pedido de...
Read More
Economia

Mercado desaprova medidas de Haddad para estabilizar dívida pública

Ministro da Fazenda do governo Lula anunciou na noite desta quarta-feira, 27, um pacote de ações para o controle de...
Read More
Feira de Santana

Em dois dias, 350 mulheres foram cadastradas para cirurgia bariátrica

A obesidade é um problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo Feira de...
Read More
Bahia

Chuva em Salvador triplica média mensal e marca novembro mais chuvoso desde 1961

Foto: Stephanie Suerdieck/Metropress A chuva intensa em Salvador fez com que o acumulado de novembro superasse 319 mm, quase três...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

O apelo que a 'Dama do Tráfico' fez a Lula

A presidente da Associação Instituto Liberdade do Amazonas, Luciane Farias, mulher de Clemilson dos Santos Farias, apontado como um dos líderes do Comando Vermelho no estado, fez um apelo ao presidente Lula (PT) para que sejam reforçadas as políticas de proteção a defensores de direitos humanos. 

Luciane diz que vem sofrendo ataques por ter ido a Brasília participar de eventos oficiais promovidos pelo governo Lula. “As pessoas que não levantam a bandeira para essa pauta me atacam em redes sociais, e isso me afeta mentalmente”, afirmou ao UOL. 

Apelido “Dama do Tráfico” causou “dano irreversível”, declara. “Me sinto constrangida devido à alcunha que me imputaram nacionalmente.” 

Luciane contou que tem evitado sair, mas que precisa voltar a frequentar as aulas da faculdade de direito e a levar as filhas à escola. “Minha filha fica em frente à TV e me defende. Isso tem me abalado.” 

Ela diz que as meninas fazem terapia e acompanhamento com psiquiatras. “É muito difícil para uma criança ver a mãe sendo atacada, além de todo o trauma que teve quando o pai foi preso [em 2018].” 

Luciane e Clemilson, conhecido como Tio Patinhas, estão juntos há 22 anos, e ela nega ter relação com organizações criminosas. “Quando meu esposo foi preso, minha filha mais velha foi pressionada, colocaram arma na cabeça dela, era uma criança. Ela tentou suicídio aos 11 anos. Hoje tem 16 anos e toma medicações. A mais nova tem ansiedade e também começou a ir ao psicólogo.” 

Quero sensibilizar nosso presidente, que passou pelo sistema, a Janja que já visitou [unidades prisionais]. Talvez eles não tenham passado por tantas mazelas, porque o status é diferente. Queria que olhassem para gente, ativistas de direitos humanos, e criassem protocolos para nos proteger. 

Queria que olhassem para mim como a esposa de uma pessoa que errou, mas não como uma criminosa.Luciane Barbosa Farias 

O que disse o governo Lula?

O UOL procurou a Presidência, o MDHC (Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania) e o Ministério da Justiça para comentar as declarações de Luciane, mas não obteve resposta. 

Na última segunda (13), o Ministério da Justiça informou ao Estadão que Luciane foi recebida por secretários, mas ressaltou que ela integrava uma comitiva de advogados. “A presença de acompanhantes é de responsabilidade exclusiva da entidade requerente e das advogadas que se apresentaram como suas dirigentes.” 

Na última quarta (15), o MDHC afirmou que “nem o Ministro, nem a secretária, nem qualquer pessoa do Gabinete do Ministro tiveram contato” com Luciane. 

As acusações contra Luciane e Clemilson

O Ministério Público do Amazonas denunciou Luciane e Clemilson sob acusação de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e organização criminosa em 2 de agosto de 2018. Ele havia sido preso preventivamente no dia 16 de junho de 2018. Ambos negam as acusações. 

Em dia 25 de janeiro de 2022, o casal foi absolvido em 1ª instância. 

A sentença foi modificada em 8 de outubro deste ano pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (2ª instância), que condenou Luciane e Clemilson. A decisão judicial ocorreu depois da presença de Luciane nos eventos oficiais em Brasília. 

Ela foi condenada a 10 anos de prisão, e Clemilson a 31 anos, 7 meses e 3 dias. Luciane tem direito de recorrer em liberdade. “Entramos com recurso no STJ para que seja mantida a sentença do 1º grau [para o casal]”, informa o advogado João Evangelista Generoso de Araújo. 

Em relação a supostas investigações da polícia de que a associação que Luciane preside receberia recursos financeiros de organizações criminosas, como o Comando Vermelho, ela disse que a entidade é aberta a doadores. “Não tenho associação, ligação nenhuma com o tráfico. Trabalho com doações, está disponível lá a conta da instituição, e as pessoas ajudam.” 

As pessoas estão me considerando condenada, mas só é condenada quando o processo tramita em julgado. Até que se prove o contrário em todos os graus de recursos, eu sou inocente. 

“Por que não posso entrar no Congresso?”

Luciane afirma que familiares de pessoas presas “não podem pagar pelo erro de quem está no sistema”. “Parece que voltamos à época da inquisição e estou sendo apedrejada no meio da rua, sem defesa”, diz ela. 

“Como não tenho sentença, não sou condenada”, afirma. “Por que eu não posso entrar na casa do povo? Eu voto, eu sou cidadã. Quero que ouçam minhas pautas”, diz ela, em referência ao Congresso Nacional. 

Luciane lembra que esteve em Brasília pela primeira vez em 2019, quando, segundo ela, um laudo médico de sua filha foi encaminhado ao então presidente Jair Bolsonaro (PL). Ela afirma que não chegou a ser recebida por nenhum órgão vinculado ao governo Bolsonaro. 

UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: