O presidente embarca para o Paraguai nesta segunda-feira, 14, para o 16º destino no exterior
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca nesta segunda-feira, 14, para mais uma viagem internacional. Ele irá ao Paraguai, onde participará, na terça-feira 15, da cerimônia de posse do novo presidente paraguaio, Santiago Peña.
Segundo o Palácio do Planalto, a ida de Lula faz parte dos esforços para a “retomada da política externa” do governo brasileiro, com destaque aos países parceiros da América do Sul.publicidade
O Paraguai será o 16º destino internacional de Lula em sete meses e meio de governo. Isso corresponde a mais de duas viagens por mês.
Apenas nos cinco primeiros meses do ano, em seis viagens a nove países, Lula e sua comitiva já tinham gastado mais de R$ 7,3 milhões apenas com hospedagem. Os gastos internacionais também incluem contratação de intérpretes e locação de veículos, por exemplo.
Veja a lista de viagens de Lula até agora
1ª viagem
2ª viagem
3ª viagem
4ª viagem
5ª viagem
6ª viagem
7ª viagem
8ª viagem
9ª viagem
10ª viagem
Membro do partido que domina a política paraguaia desde os anos 1950, Santiago Peña foi eleito em abril. Ministro da Fazenda durante o governo de Horácio Cartes (2013 a 2018), Peña fez uma visita ao Brasil depois da eleição, em maio.
Brasil e Paraguai têm longo histórico nas relações diplomáticas e comerciais. Dados do Banco Central paraguaio mostram que o Brasil é o principal destino das exportações do país e o segundo no ranking de importações.
O Ministério das Relações Exteriores brasileiro listou como pontos das conversas o combate a crimes transnacionais, as relações com o Mercosul e a parceria dos países na gestão da usina hidrelétrica de Itaipu.
Informações Revista Oeste