O cantor Jimmy Buffett na cidade de Nova York, em 2016 — Foto: Brendan McDermid / Arquivo / Reuters
O cantor e compositor americano Jimmy Buffett, de 76 anos, morreu nesta sexta-feira (1º), informam seu perfil na plataforma X (antigo Twitter) e também as agências internacionais de notícias.
Jimmy Buffett popularizou o soft rock com a canção “Margaritaville”. Ele também era empresário, dono de uma rede de restaurantes e resorts.
“Jimmy faleceu pacificamente na noite de 1º de setembro, cercado por sua família, amigos, música e cachorros”, informa um comunicado no site oficial de Buffett e em suas páginas de mídia social.
A declaração não informou onde Buffett morreu tampouco a causa da morte.
“Margaritaville”, lançado em 14 de fevereiro de 1977, rapidamente ganhou vida própria. A música é um retrato de um homem que, de uma varanda, lamenta um amor perdido e observa turistas tomando sol.
A música – do álbum “Changes in Latitudes, Changes in Attitudes” – passou 22 semanas na parada Billboard Hot 100 e alcançou a 8ª posição e também foi incluída no Grammy Hall of Fame, em 2016, por seu significado cultural e histórico. Tornou-se até padrão de karaokê.
Em 2016, Buffett ocupou o 13º lugar na lista da Forbes das celebridades mais ricas da América, com um patrimônio líquido de US$ 550 milhões.
Jimmy Buffett durante o New Orleans Jazz Festival, em Nova Orleans, em maio de 2022 — Foto: Amy Harris / Invision / AP
No Brasil a canção mais conhecida de Buffett é “Survive”, que fez parte da trilha sonora da novela “Coração alado”, da Rede Globo, de 1980.
Outra canção de destaque é “La Vie Dansante”, gravada em 1984, que possui uma versão em português, gravada em 1996, pela dupla sertaneja Chrystian & Ralf, chamada “No mesmo olhar”.
Informações G1