foto: Reprodução
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, chamou os apoiadores de Donald Trump de “palhaços” nesta quinta-feira, 23, durante uma aparição na mídia antes do comício do ex-presidente no Bronx.
Em uma entrevista à CNN, Hochul afirmou: “Eu vou te dizer o que não vai fazer diferença nenhuma, Jake, e isso é o Donald Trump ser o líder do circo e convidar todos os seus palhaços para um lugar como o Bronx.” A governadora continuou a desdenhar de Trump, dizendo: “Nova York nunca, jamais apoiará Donald Trump para presidente. Nós o conhecemos melhor do que ninguém e isso significa que entendemos do que ele realmente se trata. Ele só pensa em si mesmo. Então, este estado vai apoiar solidamente Joe Biden para presidente, como já fez no passado.”
Em resposta às declarações de Hochul, a campanha de Trump comentou: “Kathy Hochul está apenas irritada porque o presidente Trump está atraindo multidões no estado dela que ela só poderia sonhar; e os democratas estão perdidos porque os americanos, incluindo hispânicos e negros, estão acordando para o fato de que Joe Biden e o Partido Democrata estão usando esses grupos por votos e enganando há décadas.”
Trump, que esteve recentemente no estado para seu julgamento, disse que acredita ter uma boa chance de vencer Nova York em novembro, apesar de o estado não votar em um republicano desde 1984. Uma recente pesquisa do Siena College mostrou Biden com apenas nove pontos de vantagem sobre Trump (47% a 38%) no estado, uma queda significativa em relação à vitória de Biden em 2020, quando ele recebeu 60,8% dos votos.
David Laska, diretor de comunicações do partido republicano de Nova York, também reagiu aos comentários: “Kathy Hochul mais uma vez revelou suas verdadeiras cores, desprezando milhões de nova-iorquinos e demonstrando um nível chocante de intolerância e desdém por uma parte significativa da população do nosso estado. Isso segue suas recentes observações ultrajantes rotulando católicos como ‘extremistas de direita’ e sugerindo que crianças negras nunca viram um computador antes.”
Laska exigiu um pedido de desculpas da governadora: “É hora da governadora Hochul se desculpar com os cidadãos trabalhadores que ela continua a alienar com sua retórica elitista e ofensiva. O povo de Nova York merece um líder que respeite a diversidade de pensamentos e crenças e que esteja comprometido em trabalhar para todos, não apenas para aqueles que se alinham com suas opiniões políticas.”
Essa não é a primeira vez que Hochul faz comentários polêmicos sobre os republicanos. Dois anos atrás, ela também provocou a ira dos conservadores ao dizer aos candidatos do partido republicano no estado para “sair da cidade” e “ir para a Flórida”, onde eles pertencem.
A comparação de Hochul entre os apoiadores de Trump e “palhaços” lembrou a muitos a infame declaração de Hillary Clinton em 2016, quando se referiu aos eleitores de Trump como “um cesto de deploráveis” durante uma arrecadação de fundos em Nova York. Trump venceu a eleição.
Informações TBN