Há 7 anos, máquina espacial ficou sem combustível para retornar à Terra
Um foguete da Space X, do bilionário Elon Musk, irá colidir com a lua no dia 4 de março, após quase sete anos vagando pelo espaço. De acordo com astrônomos, a colisão resultará em uma explosão que deixará um pequena cratera artificial na superfície.
Lançado em 2015, o foguete Falcon 9 tinha como missão enviar um satélite meteorológico espacial a mais de um milhão de quilômetros. Ao completar o objetivo, a máquina espacial ficou sem combustível para retornar à Terra e foi abandonada no espaço.
Desde então, o Falcon 9 se tornou o que especialistas chamam de “lixo espacial”, que são máquinas abandonadas por não terem combustível suficiente para retornar ao nosso planeta. Musk é conhecido como um dos maiores “poluidores” do espaço, devido às explorações que costuma fazer fora da órbita terrestre.
– Ao longo das décadas, houve talvez 50 objetos grandes dos quais perdemos totalmente o controle. Isso pode ter acontecido várias vezes antes, apenas não percebemos. Este seria o primeiro caso confirmado – explica o professor McDowell, do Harvard-Smithsonian Center for Astrophysics, nos EUA.
Informações Pleno News