G1 – Autoridades da cidade de Tuscaloosa, no Alabama, alertam que jovens da cidade estão organizando “festas Covid”, informaram redes de televisão dos Estados Unidos. O estado norte-americano tem mais de 38 mil casos do novo coronavírus e mais de 900 mortes pela doença.
De acordo com a emissora NBC, jovens infectados com o vírus participam da festa com outros, em tese, saudáveis. No evento, os participantes colocam dinheiro em um pote. O primeiro participante diagnosticado com Covid-19 depois da festa fica com o valor arrecadado.
As festas contrariam uma ordem da governadora Kay Ivey, que estendeu até 31 de julho a proibição a aglomerações no Alabama não relacionadas a trabalho. Além disso, o uso de máscaras em público se tornará obrigatório a partir de segunda-feira (6) em Tuscaloosa.
Em entrevista coletiva na terça-feira (30), o chefe do corpo de bombeiros da cidade, Randy Smith, disse que as festas têm ocorrido há semanas e que médicos também estavam em alerta com a notícia desses eventos.
A conselheira de Tuscaloosa Sonya McKinstry afirmou à NBC que as festas contrariam todo o cuidado que as autoridades locais vêm tendo para segurar a transmissão do novo coronavírus.