Bahia foi tetracampeão regional em 2021 — Foto: Lucas Figueiredo / CBF
O elenco do time principal do Bahia se mostrou forte no Campeonato Baiano e acumula 100% de aproveitamento em três jogos, além de ter alcançado a liderança da competição. Neste domingo, no entanto, o desafio é mais pesado. O Tricolor estreia na Copa do Nordeste, diante do Sport, às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova. De olho no pentacampeonato regional, o Esquadrão quer começar bem sua trajetória.
Goleado em 2023, Bahia reencontra o Sport com cara de revanche
O Bahia chega à Copa do Nordeste 2024 embalado após fortalecer o elenco e fazer pré-temporada em Manchester, na Inglaterra, no CT do Grupo City.
Comandado por Rogério Ceni, o Tricolor contratou nomes como Everton Ribeiro, Caio Alexandre e Jean Lucas e tem mostrado futebol promissor nesse início de ano, o que eleva a confiança para buscar o quinto título regional depois de duas temporadas.
Vale lembrar que o Esquadrão é o maior campeão do Nordeste ao lado do seu rival, o Vitória. O time azul, vermelho e branco levantou a taça do Nordestão em 2001, 2002, 2017 e 2021.
Em 2024, a equipe principal tem 100% de aproveitamento em três partidas do campeonato estadual, com nove gols marcados e nenhum gol sofrido. O bom desempenho colocou o Bahia na liderança da competição, mesmo após os tropeços do time alternativo.
Jogos do Bahia em 2024:
Everaldo está em alta nesse início de temporada — Foto: Tiago Caldas/EC Bahia
E mesmo com o time principal, Ceni conseguiu aplicar um sistema de revezamento que funcionou. Após estrear com seus titulares na goleada sobre o Jacobina, o treinador escalou o Tricolor com sete alterações no triunfo diante do Bahia de Feira. O mesmo aconteceu na vitória sobre o Barcelona de Ilhéus, mas com seis mudanças.
Escalações do time principal do Bahia no Baiano:
Além do peso por se tratar de um clássico regional e por ser válido pela estreia na Copa do Nordeste, o duelo com o Sport pode ter um clima de revanche para o Bahia, que sofreu goleada histórica para o mesmo rival em 2023: 6 a 0. O goleiro Marcos Felipe, no entanto, negou qualquer possibilidade de vingança.
– Claro que vamos tentar o resultado positivo. O que aconteceu no ano passado ficou no passado. Temos que pensar em fazer nossa melhor partida, é o nosso maior desafio neste início de ano. Então temos que buscar vencer o jogo de todas as maneiras porque vamos estar na nossa casa.
Goleiro foi um dos destaques do Tricolor em 2023, mas não teve vida fácil na goleada para o Spor — Foto: Tiago Caldas/EC Bahia
Apesar do revezamento no Baiano, o técnico Rogério Ceni vai mandar a campo o que tem de melhor na Copa do Nordeste. Com isso, diante do Sport, o quarteto criativo, formado por Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly, deve ser escalado no onze inicial.
Caio Alexandre, Cauly, Everton Ribeiro e Jean Lucas formam quarteto criativo do Bahia — Foto: Divulgação/EC Bahia
O único desfalque do treinador considerado titular é o volante Rezende, por causa de uma lesão ligamentar no joelho. O meia Léo Cittadini também segue fora enquanto aprimora a parte física.
Há uma dúvida sobre o titular da lateral esquerda. Vale lembrar que o Tricolor tem pré-contrato com o lateral-esquerdo Iago Borduchi e só poderá contar com o jogador no segundo semestre deste ano. Sem poder utilizar o volante Rezende na função, Rogério Ceni tem alternado entre Luciano Juba e Ryan na ala esquerda. Para enfrentar o Sport, Juba deve ser sua preferência.
Com isso, o Bahia deve ir a campo com a seguinte escalação: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba [Ryan]; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Biel [Thaciano] e Everaldo.
Quando: domingo, 4 de fevereiro;
Onde: Arena Fonte Nova, Salvador;
Horário: 16h (de Brasília);
Onde assistir: ESPN, Star+ e Nosso Futebol;
Time provável do Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, David Duarte e Luciano Juba [Ryan]; Caio Alexandre, Jean Lucas e Everton Ribeiro; Cauly, Biel [Thaciano] e Everaldo;
Desfalques do Bahia: Rezende (lesão); Léo Cittadini (aprimora parte física);
Arbitragem: Paulo José Souza Mourão apita o jogo auxiliado por Antônio Adriano de Oliveira e Elson Araújo da Silva (trio do Maranhão). Bruno Fernandez Moreira (BA) é o quarto árbitro.
Informações GE