O ministro Paulo Pimenta, da Secom (Secretaria de Comunicação Social), informou hoje que o economista Marcio Pochmann, ligado ao PT, vai assumir o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ele é o atual presidente do Instituto Lula.
Marcio Pochmann que vai para o IBGE e não teve nenhum ruído sobre isso. Ele vai ser o presidente, vai assumir o IBGE.
Paulo Pimenta, ministro da Secom
Ala próxima a Tebet não aprova escolha. No Planalto, aliados do presidente Lula (PT) dizem que Pochmann não teria sido bem recebido pela ala econômica, em especial por pessoas próximas à ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), devido à sua forte ligação com o PT. O instituto é ligado à pasta de Tebet, do MDB.
Continua após a publicidade
O IBGE está sob a direção de Cimar Azeredo, ex-diretor de pesquisas, desde o começo de janeiro. Ele é funcionário de carreira do instituto, onde trabalha desde os anos 1980, e seria o nome apoiado por Tebet para se manter no cargo.
A nomeação do economista é vista como uma vitória do PT. Pochmann é professor da Unicamp (Universidade de Campinas) e filiado ao partido desde os anos 1980. No segundo mandato de Lula, foi presidente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).
Pimenta participou hoje de uma reunião com o presidente e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, sobre o novo PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento). Lula passou o dia em repouso no Alvorada, se recuperando de um procedimento contra dores no quadril.
Segundo o ministro, o presidente está se recuperando bem e deverá despachar amanhã do Alvorada. “Será agenda normal, mas aqui no palácio”, explicou Pimenta.Continua após a publicidade
Lula realizou na manhã de hoje um procedimento “minimamente invasivo” para aliviar dores crônicas no quadril direito. O presidente reclama de dores na “cabeça do fêmur” há meses. O procedimento foi realizado sem intercorrências.
Lula já havia realizado uma infiltração no domingo (23) no hospital Sírio-Libanês de São Paulo. “Funcionou por 12 horas. Segunda [ontem] de manhã, eu já estava com dor de novo”, disse.
O presidente planeja fazer uma cirurgia em outubro para a solução definitiva do problema. O procedimento é considerado de baixo risco, mas exige meses de repouso.
Ficou decidido que o Novo PAC será lançado no dia 11 de agosto, em um evento no Rio de Janeiro. O programa foi adiado pelo menos três vezes.
Esse é um dos principais projetos do terceiro mandato de Lula e o principal projeto de Rui, com orçamento anual de R$ 60 bilhões.Segundo o ministro da Casa Civil, o novo programa teria foco em PPPs (parcerias público-privadas) e deverá não só construir novos projetos como retomar as milhares de obras de infraestrutura paradas pelo país.Continua após a publicidade
Segundo o UOL apurou, os principais motivos foram práticos e de relação com o Congresso:
Informações UOL