RD1- A Disney decidiu através de uma reunião remota ocorrida, na manhã da última segunda-feira (11), o fim de toda a programação da Fox Sports. O encontro foi liderado pelo presidente da empresa no Brasil, o argentino Hernan Strada.
A partir de agora, o canal vai preencher o seu espaço de grade com algumas reprises, mas ainda terá lugar para a transmissão de eventos e jogos ao vivo. É o caso da Libertadores da América, Copa Nordeste e Moto GP.
As sedes localizadas no Rio de Janeiro e em São Paulo também foram comunicadas das decisões. Assim como o destino de cada uma. A reunião ainda deixou definido que a operação técnica, antes no Rio, passa definitivamente para São Paulo, sob os cuidados da ESPN.
Cabe ressaltar que em uma reunião promovida pelo Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro chegou a conclusão que o número de funcionários demitidos chegue a 150 pessoas. Estes terão seus direitos assegurados ao valor de 12 meses de seus salários e também o convênio médico, o vale-alimentação, no entanto, deixam de ser recebidos.
Em nota, a Disney informou que o seu pilar de esportes “está passando por um processo de transformação para oferecer um conteúdo ainda mais variado e qualificado para a audiência do Brasil. A reformulação faz parte do planejamento da Companhia em busca de sinergia em seu pilar de esportes, seguindo os investimentos em sua programação, contando com um extenso portfólio de direitos, além de uma equipe de jornalismo referência junto aos fãs de esportes”.
Tais decisões, vale lembrar, fazem parte da fusão entre Disney e Fox, aprovada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), em março do ano passado. A nova detentora decidiu pelo desmantelo do canal esportivo e tem subtraído as suas equipes.