ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com piscina olímpica e quadra poliesportiva, escola Diva Matos Portela será entregue em breve

A obra da escola municipal Diva Matos Portela já foi 100% concluída. Os serviços agora estão concentrados na finalização da...
Read More

Campanha Natal de Prêmios têm início nesta quarta-feira (29)

Foto: Paulo José/Acorda Cidade A campanha Natal de Prêmios 2023 começa nesta quarta-feira (29) e segue até o dia 31...
Read More

Mistério das pirâmides egípcias é revelado

Cientistas acreditam que podem ter resolvido o mistério de como 31 pirâmides, incluindo o célebre complexo de Gizé, foram construídas...
Read More

Rio Grande do Sul: MP autua 65 estabelecimentos por preços abusivos

Em uma das lojas, galões de água de 20 litros estavam sendo vendidos por R$ 80 Denúncias sobre preços abusivos...
Read More

ANVISA permite a prescrição eletrônica de medicamentos controlados

Em resposta à situação de calamidade pública enfrentada pelo estado do Rio Grande do Sul, a Agência Nacional de Vigilância...
Read More

Surreal: Neymar sozinho e contundido fatura mais que a maioria dos clubes da série A do Brasileirão; VEJA NÚMEROS

A revista Forbes divulgou sua lista anual dos dez atletas mais bem pagos do mundo, e Neymar figura na sétima...
Read More

Sistema prisional do RJ diz não poder tratar Roberto Jefferson

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap) informou que o sistema penitenciário do estado não tem condições...
Read More

Parada Segura passa a garantir desembarque fora do ponto de ônibus durante à noite

A partir de agora, o usuário do transporte público urbano poderá desembarcar fora dos pontos de ônibus regulamentados durante à...
Read More

Lei Paulo Gustavo: Prefeitura inicia pagamento do edital Demais Artes e repassa mais de R$ 1 milhão

A Prefeitura de Feira de Santana deu início aos pagamentos do edital Demais Artes da Lei Paulo Gustavo e repassou...
Read More

Moraes mantém prisão de delegado acusado do assassinato de Marielle

Ministro do STF determinou avaliação de saúde de Rivaldo Barbosa Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil O ministro do Supremo Tribunal Federal...
Read More

Estagiário morre após tentar matar supervisor e errar disparos; VEJA VÍDEO

Foto: Reprodução. Em um armazém da Amazon em Ohio, nos Estados Unidos, um estagiário de segurança foi fatalmente baleado pela...
Read More

Modelo grávida de Neymar chama parça para ser padrinho e recebe recusa

Amanda Kimberlly estaria grávida de Neymar e terá Rafaella Santos, irmã do craque, como madrinha da criança Amanda Kimberlly, modelo...
Read More

Requerimentos dos deputados Coronel Assis e Kim Kataguiri são baseados em reportagem publicada pelo Metrópoles

presídio imagem colorida mostra policial em guarita de penitenciaria federal no DF - Metrópoles

Os deputados Coronel Assis (União-MT) e Kim Kataguiri (União-SP) apresentaram requerimentos à Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da Câmara dos Deputados, em que pedem a convocação do ministro Ricardo Lewandowski para que explique o sigilo aos números de fugas de presos ocorridas em 2023.

O pedido é embasado na reportagem do Metrópoles publicada nesse domingo (5/5), sobre a tentativa de acesso aos dados via Lei de Acesso à Informação (LAI). O ministério justificou o sigilo ao afirmar que a exposição das informações poderia colocar em risco as políticas de segurança pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, o que justifica o caráter reservado.

“A recente recusa do Ministério da Justiça e Segurança Pública em fornecer tais informações, solicitadas pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação (LAI), levanta preocupações significativas sobre a transparência e a segurança do sistema prisional brasileiro”, destacou Coronel Assis no requerimento.

Kataguiri, por sua vez, destacou que “a falta de transparência em tais assuntos é preocupante e vai contra os princípios de uma administração pública aberta, que é fundamental para a construção de uma sociedade baseada na confiança e na lei”.

“Portanto, a convocação do Ministro da Justiça é imperativa para garantir que haja uma discussão aberta sobre as políticas de segurança prisional e para reforçar a supervisão do Legislativo sobre as ações do Executivo nesta área crítica”, completou.

Sigilo

Ministério da Justiça e Segurança Públicacolocou sob sigilo os números de fugas registradas nos presídios brasileiros no ano passado. A pasta, embora tenha os dados à disposição, alega que se trata de uma informação de caráter “reservado” e que, portanto, ficará em sigilo pelo prazo de cinco anos.

Metrópoles requisitou os dados de 2023 das respostas sobre fugas ao Formulário de Informações Prisionais, mas teve acesso negado. A negativa ocorreu em todas as instâncias da pasta, tendo sido referendada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski.

Após a reportagem ser publicada, o MJSP se pronunciou sobre a demanda feita ainda na apuração do material. Segundo a pasta, “as informações solicitadas via Lei de Acesso à Informação (LAI) são classificadas como reservadas há dez anos. Ou seja, vem desde 2015 e atravessou diferentes gestões. O atual governo, portanto, não criou essa norma”, disse, em nota.

Confira o posicionamento na íntegra:

As informações solicitadas via Lei de Acesso à Informação (LAI) são classificadas como reservadas há dez anos. Ou seja, vem desde 2015 e atravessou diferentes gestões. O atual governo, portanto, não criou essa norma.

O Sisdepen, painel estatístico da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), traz informações que são públicas e podem ser obtidas no site do SISDEPEN (https://www.gov.br/senappen/pt-br/servicos/sisdepen).

Entretanto, algumas informações são classificadas como reservadas, uma vez que são dados confiados pelos estados e pelo Distrito Federal à Senappen.

As informações são sensíveis, pois podem colocar em risco as políticas de segurança pública nos âmbitos federal, estadual e municipal, o que justifica o caráter reservado.

Também é importante destacar que o Sistema Penitenciário Federal tem sob sua jurisdição apenas 5 unidades prisionais e que o episódio na Penitenciária Federal em Mossoró (RN) foi o único desde que o sistema foi criado, em 2006.

Informações Metrópoles

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: