E aí, para quem você vai torcer na final da Copa do Mundo?
Mesmo quando a decisão do torneio mais importante de futebol do planeta não envolve a seleção brasileira, essa pergunta costuma ter uma resposta “certa” e uma “errada” para a opinião pública do país de Pelé, Garrincha, Romário, Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho.
Desta vez, a situação é diferente. Afinal, a final do Qatar-2022, domingo, entre Argentina e França, parece até saída dos pesadelos mais profundos do torcedor brasileiro.
De um lado, estará o mais tradicional arquirrival do futebol pentacampeão mundial, uma seleção pela qual o brasileiro é treinado desde pequenininho a não nutrir sentimentos muito positivos.
Ainda que a possibilidade de Lionel Messi, enfim, conquistar a consagração máxima da sua carreira desperte simpatia de muita gente, a Argentina continua sendo a Argentina da “água batizada” na Copa-1990 e dos inúmeros gritos e cantos de macacos dirigidos a nossos jogadores ao longo da história.
Só que, do outro lado do campo, estará a seleção que mais machucou o Brasil ao longo das últimas décadas. A França tirou o time canarinho do Mundial-1986, derrotou-o na final de 1998 e mandou para casa o celebrado “quadrado mágico” em 2006.
Também é a força que, desde a virada do século, mais ameaça a ideia de que nós somos o país do futebol.
A França já ganhou a última Copa e pode ser a primeira bicampeã legítima do torneio em 60 anos, desde justamente o Brasil de Pelé, vencedor em 1958 e novamente ganhador em 1962. Também tem Kylian Mbappé, sedento por seu segundo título mundial e pela estreia no posto de melhor jogador do planeta.
Por fim, provocou hoje a eliminação de Marrocos, a equipe que se tornou a “queridinha” de todas as torcidas por viver um conto de fadas no Qatar-2022.
A Copa do Qatar é a primeira disputada no Oriente Médio e teve a participação de sete das oito seleções que já levantaram a taça. Pela segunda edição consecutiva, a tetracampeã Itália não conseguiu a classificação e foi baixa.
O torneio está sendo jogado no fim do ano, e não no seu período habitual (meses de junho e julho), por causa do calor que faz no país sede durante o auge do verão no Hemisfério Norte.
Essa é a última edição da competição da Fifa com o formato que vem sendo utilizado há 24 anos, desde a França-1998. A partir do Mundial seguinte, organizado por Estados Unidos, Canadá e México, serão 48 participantes na disputa pelo título.
E aí, para quem você vai torcer na final da Copa do Mundo?
Informações UOL