Reação surge após Biden anunciar reforço nas investigações sobre surgimento do vírus
Após o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciar que o serviço de inteligência americana produziria um relatório com informações sobre a possível origem da Covid-19, o governo chinês acusou os órgãos de inteligência dos EUA de terem “uma história sombria”.
A tentativa de descreditar o governo norte-americano surge no momento em que a potência ocidental irá dizer ao mundo se o novo coronavírus se espalhou após um acidente em um laboratório em Wuhan – teoria que a China considera ofensiva -, ou se foi fruto do contato entre humanos e algum animal infectado.
Nesta quinta-feira (27), o governo de Pequim acusou os EUA de venderem “conspirações” para o mundo, reabrindo mais uma ferida diplomática entre os dois países.
– Os motivos e propósitos do governo Biden são claros. […] O mundo conhece há muito tempo a história sombria dos serviços de inteligência americanos – disse Zhao Lijian, porta-voz do ministério chinês das Relações Exteriores.
Lijian também afirmou que investigar a origem do vírus como resultado de um vazamento de um laboratório “é uma falta de respeito à ciência […] e também um obstáculo na luta mundial contra a pandemia”.
Informações Pleno News