Bruno Monteiro, novo secretário da Cultura da Bahia, assumiu a pasta na tarde da última sexta-feira (6), em Salvador, durante uma cerimônia com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, da ministra da Cultura, Margareth Menezes, e da secretária anterior, Arany Santana.
Ao som do agogô e do xequerê, eles foram recebidos pelo Afoxé Filhos de Gandhi, no foyer do Teatro Castro Alves, onde foi feita a transmissão de cargo de titular da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult).
Entre os outros convidados, várias gerações de artistas, como Caetano Veloso, Gerônimo Santana e o músico Russo Passapusso, da banda Baiana System.
O secretário Bruno Monteiro reverenciou a diversidade cultural. “A cultura baiana define a identidade não só do povo baiano, mas do povo brasileiro como um todo. E a gente vai tratar a cultura com toda a sua diversidade, compreendendo todas as sete linguagens”, contou.
Para o governador, a Bahia, por seu berço cultural, irá contribuir com a cultura do Brasil. “Quero pedir que a gente faça um grande mutirão, um mutirão representado por um tema tão forte para o governo Lula e para o meu, que é o combate a fome. Enquanto tiver uma criança, um adulto, um jovem, um idoso com a barriga roncando, não podemos dizer que estamos felizes. A fome de cultura também me chama, nós vamos alimentando e abastecendo cada barriga, cada ouvido, cada coração”, afirmou.
Fonte: Metro 1