ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil

Laudo 3D mostra extensão dos ferimentos no crânio do suicida de Brasília; veja

Durante ataque na Praça dos Três Poderes, Francisco Wanderlei Luiz se jogou em cima de um explosivo e morreu no...
Read More
Política

Brasil teme que Javier Milei aja como enviado especial de Donald Trump no G20

O Brasil lança nesta segunda-feira (18) oficialmente no G20 — encontro das principais economias do planeta — a principal bandeira de sua...
Read More
Brasil

Apóstolo Rina, fundador da igreja Bola de Neve, morre em acidente de moto

Líder evangélico tinha 52 anos e criou líder denominação conhecida por atrair famosos Foto: Instagram/ @ap_rinaoficial Rinaldo Luiz de Seixas...
Read More
Esportes

Brasil terá mudança para enfrentar o Uruguai na Fonte Nova; veja a provável escalação

Alteração será na lateral direita com Danilo entrando na vaga do suspenso Vanderson Foto: Rafael Ribeiro/CBF O treino da Seleção...
Read More
Mundo Política Internacional

Biden autoriza Ucrânia a atacar Rússia com mísseis norte-americanos de longo alcance

Decisão acontece 2 meses antes de o presidente eleito, Donald Trump, assumir a Casa Branca Biden fez movimento pouco antes...
Read More
Polícia

Eletricista é assassinado no bairro Limoeiro em Feira de Santana

Foto: Reprodução O eletricista Marcelo Silva de Santana, 40 anos de idade, foi assassinado a tiros neste domingo (17), na...
Read More
Bahia

MPT abre investigações sobre morte de trabalhadores em elevador no Horto Florestal

Foto: Reprodução O Ministério Público do Trabalho (MPT) abriu inquérito para investigar a morte de dois trabalhadores durante a queda...
Read More
Feira de Santana

Polícia prende casal em flagrante por invasão de domicílio no bairro Jardim Acácia

Foto: Assessoria de Comunicação da 65ª CIPM No sábado (16), em atendendimento à designação do CICOM, uma guarnição da 65ª...
Read More
Feira de Santana

Incêndio de grande proporção destrói bar e restaurante na Avenida Fraga Maia em Feira de Santana

Um incêndio de grandes proporções, destruiu, no início da tarde deste domingo (17), o bar e restaurante Kabanas, que fica...
Read More
Saúde

“Doença do pombo” deixa homem com comprometimento neurológico

Doença causada por fungo nas fezes de pombo atingiu o cérebro de homem em Pernambuco. Durante o tratamento, ele se...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Chegada do Presidente da Argentina, Javier Milei — Foto: Jorge William/G20

O Brasil lança nesta segunda-feira (18) oficialmente no G20 — encontro das principais economias do planeta — a principal bandeira de sua presidência à frente do grupo: a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. 

No entanto, a proposta encontra resistências à ideia de taxar mundialmente grandes fortunaspara financiar a iniciativa nesta reta final. 

Diplomatas brasileiros temem que o presidente da Argentina, Javier Milei, aja como enviado especial do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e dificulte o fechamento do texto final da cúpula.

🔎O Brasil propõe taxar grandes fortunas em 2% em escala global para financiar um grande programa de combate à fome e à pobreza. 

tributo internacional poderia gerar por ano US$ 250 bilhões, segundo estudo do economista francês Gabriel Zucman encomendado pelo Brasil. 

Nos bastidores do G20: os detalhes e os encontros que colocam o Brasil no centro das decisões globais 

Relatório da ONU divulgado em julho deste ano mostra que, em todo o planeta, 733,4 milhões passaram fome em 2023 por pelo menos um dia. O número corresponde a um em cada 11 habitantes no mundo. 

Milei esteve com Donald Trump na última sexta-feira (15). No mesmo dia, uma orientação passada à diplomacia da Argentina no G20 indicava que Milei não deve aceitar uma proposta concreta de criação de um tributo internacional sobre as fortunas. 

💰A ideia também é rejeitada pelo presidente eleito dos Estados Unidos, que pretende ir na direção oposta e cortar impostos de ricos. 

A proposta de criar a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza está ganhando adeptos, como países da União Europeia e Reino Unido. 

O presidente de saída dos Estados Unidos, Joe Biden, também manifestou apoio à proposta. Só que, diante das resistências de última hora, o texto final deve trazer uma proposta genérica de análise da criação de uma taxa sobre ricos no mundo. 

O documento final da reunião do G20 no Brasil, encerrando a presidência brasileira à frente do grupo, também esbarra em divergências em outros dois temas defendidos pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

No tópico crise climática e transição energética, países desenvolvidos cobram dos países emergentes participação no financiamento de programas de proteção ambiental em países pobres, enquanto o Brasil cobra dos países ricos o fundo de US$ 100 bilhões proposto no âmbito do Acordo de Paris. 

No caso da reestruturação dos organismos multilaterais, como a ONU, a ideia não prospera desde sempre, apesar de ser defendida também por outros países. 

E vai enfrentar a resistência também de Donald Trump a partir do ano que vem. O presidente eleito faz uma campanha contra os organismos multilaterais.

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: