O presidente Jair Bolsonaro comentou, nesta quinta-feira (9), sobre seu diagnóstico de Covid-19 em sua live pelo Facebook. Ele afirmou que tomou a hidroxicloroquina e que o remédio teve efeitos positivos em sua saúde.
Bolsonaro foi diagnosticado com a doença nesta semana após realizar o exame. De acordo com o presidente, a hidroxicloroquina “deu certo” no seu caso e ele está se sentindo muito bem mesmo com Covid-19.
Ele ainda disse que as pessoas têm o direito de usar o medicamento caso elas queiram e sejam aconselhadas pelos médicos.
Em busca de melhora no tratamento contra a Covid-19 em Santa Catarina (SC), um grupo composto por 300 médicos assinou uma carta que será entregue ao governador Carlos Moisés e ao secretário de Saúde, André Motta Ribeiro. No documento, os profissionais de saúde pedem a adoção de um protocolo no estágios iniciais da doença que inclui o uso de cloroquina, hidroxicloroquina, vitaminas e ainda a ivermectina.
Como justificativa para a carta, os médicos dizem estar “extremamente preocupados com a rápida evolução da infecção e da necessidade de internação hospitalar” e apontam a necessidade dos tratamentos para tentar reduzir a necessidade de internação, já que há pacientes com “outras patologias que necessitam de internação hospitalar também”.
No texto, os profissionais apontam a existência de “evidências científicas do benefício do tratamento“.