Anúncio sobre demissão foi feito nesta quarta-feira
Nesta quarta-feira (3), o governo do presidente da Bolívia, Luis Arce, anunciou a demissão do embaixador boliviano no Paraguai, Mario Cronenbold. O desligamento aconteceu por conta de um “inconveniente diplomático” causado pelo diplomata com um polêmico vídeo de TikTok que o fez ser declarado ‘persona non grata’ pela Câmara dos Deputados paraguaia. As informações são da agência EFE.
Por meio de comunicado, o Ministério das Relações Exteriores boliviano explicou que Cronenbold foi convocado para ir para La Paz imediatamente por causa do vídeo.
– Após receber o relatório e avaliar as circunstâncias, o embaixador Cronenbold foi demitido das suas funções em 1º de novembro de 2021 – informou o texto.
Segundo o governo boliviano, o incidente “não afeta as relações diplomáticas” com o Paraguai.
Dias atrás, Cronenbold compartilhou um vídeo no qual aparecia alterando a voz ao tomar tererê. Nas imagens, ele apareceu falando em guarani, em tom estridente.
O vídeo incomodou a população e as autoridades paraguaias, incluindo o diplomata e representante do Paraguai no Fórum sobre o Futuro da Democracia nas Américas, Carlos Bado, que exigiu que o governo repudiasse a “pseudopiada xenofóbica” de Cronenbold.
Em post no Twitter, na última sexta-feira (29), Cronenbold pediu desculpas.
Informações Pleno News