Voo com 211 pessoas, das quais 90 eram crianças, chegou a BH nesta quarta-feira
O governo dos Estados Unidos deportou, nesta quarta-feira (26), centenas de brasileiros que tentaram entrar ilegalmente no país. Um único voo chegou a Minas Gerais com 211 deportados, dos quais 90 eram menores de idade. Este é o maior número de brasileiros deportados de uma só vez desde 2019.
Impedidos de entrar em solo norte-americano, muitos deportados relataram humilhações e maus-tratos enquanto estiveram sob a guarda da imigração dos EUA. Entre as queixas estão a falta de comida e até a impossibilidade de tomar banho, durante vários dias seguidos.
– Lá é muito frio, deram papel alumínio para gente cobrir do frio. (…) Eles jogaram nossos objetos fora. Não conseguimos falar com os familiares. Eu, minha esposa e minha filha de 5 anos ficamos em salas separadas. Experiência muito difícil – disse ao g1 uma das pessoas deportadas.
A Polícia Federal irá investigar também como os menores de idade saíram do país e chegaram até a América do Norte. As autoridades querem entender se eles estavam acompanhados dos pais ou responsáveis, e por quais meios chegaram em solo americano. No grupo de deportados, havia crianças de até 10 anos. Este foi o segundo voo com brasileiros enviados de volta.
O Juizado da Infância e da Juventude de Pedro Leopoldo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, supervisionou o desembarque dos viajantes.
Informações Pleno News