Foto: Ministério da Defesa da Rússia
Submarinos nucleares russos realizaram lançamentos de mísseis contra alvos no Mar de Barents durante exercícios militares, conforme informaram agências de notícias do país nesta quarta-feira (19). Os alvos simulavam navios de um fictício inimigo.
O Mar de Barents está localizado no Oceano Ártico e abrange a costa norte da Rússia e da Noruega. Ambos os países possuem áreas territoriais marítimas na região. No entanto, o teste foi realizado em águas russas.
A Frota do Norte da Rússia lançou mísseis de cruzeiro durante os exercícios. Dois submarinos foram utilizados para lançar os artefatos contra alvos situados a uma distância de 170 km.
“De acordo com dados objetivos de controle, o exercício de combate foi concluído com sucesso”, afirmou a agência Interfax, com base em um comunicado das forças russas.
A Rússia fechou o espaço aéreo e marítimo onde os testes foram realizados com antecedência, garantindo que não houvesse aeronaves ou navios comerciais na região durante os exercícios.
O anúncio dos testes ocorre enquanto o presidente da Rússia, Vladimir Putin, visita a Coreia do Norte. Nos últimos anos, os dois países têm fortalecido seus laços, inclusive no âmbito militar.
Informações TBN