Diabética de 59 anos sobrevive à Covid-19 e é recebida com festa por vizinhos
A brumadense Maria Aparecida dos Santos Almeida, de 59 anos, foi recebida com festa pelos familiares e vizinhos na Rua São Cosme, no Bairro Novo Brumado, após ser curada da Covid-19. As informações são do portal Achei Sudoeste.
Em entrevista, ela relatou que sentiu falta de ar e foi levada pelos filhos para ser examinada no Centro de Atendimento Covid. Na unidade, dona Maria realizou uma tomografia e foi transferida para Vitória da Conquista, visto que seu caso exigiu internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A paciente permaneceu durante sete dias internada.
A baiana desenvolveu maiores complicações em função de possuir diabetes, comorbidade mais ligada aos casos de óbito no estado. Apesar do medo de morrer, ela disse que permaneceu confiante de que iria obter a cura.
Com praia vazia, tartaruga deposita ovos na areia da Barra
Com a tranquilidade das praias de Salvador, por conta das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, uma imagem rara para os tempos atuais aconteceu na noite da última terça-feira (16), na Barra.
Uma tartaruga aproveitou a calmaria para depositar seus ovos na faixa de areia de um dos cartões postais da capital baiana. O momento foi flagrado e registrado por moradores do local.
Segundo o Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal (GCM), a desova na Barra é atípica, uma vez que a praia apresenta, cotidianamente, movimento intenso de banhistas, inclusive durante a noite. Geralmente, os animais deixam seus ovos nas praias de Itapuã, Stella Maris e Praia do Flamengo, que são ecossistemas tidos como mais desertos.
De acordo com engenheiro agrônomo e comandante do Gepa, Robson Pires, a tartaruga deve ser adulta, com mais de 30 anos, e possivelmente enterrou uma quantidade de ovos que pode variar de 120 a 180.
Equipes do Gepa devem visitar o local nesta quarta para tentar localizar os ovos e encaminhá-los para o projeto Tamar e colocados em local apropriado e seguro.