ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Mundo

‘Clinicamente morta’, mãe acorda e descobre que deu à luz trigêmeas

Marisa e o marido, Dylan, e as três filhas, Charlotte, Collins e Kendall, ainda no hospital Imagem: Arquivo pessoal A americana...
Read More
Brasil

Vaca brasileira se torna a mais cara do mundo ao atingir R$ 24 milhões em leilão no Paraná

Carina FIV do Kado é nova vaca brasileira a atingir recorde mundial — Foto: Casa Branca Agropastoril  🐄 O Brasil...
Read More
Política Internacional

Quem é Yamandú Orsi, pupilo de Mujica que será o próximo do presidente do Uruguai

Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai — Foto: Santiago Mazzarovich / AFP  Eleito neste domingo (24) com 49,3%...
Read More
Bahia

Acidente com ônibus na BR-324 deixa dez feridos em Candeias

Segundo o Corpo de Bombeiros, os passageiros não correm risco de morte Foto: Reprodução/TV Bahia Um ônibus tombou na BR-324,...
Read More
Economia

Mercado projeta juros mais altos em 2025

Boletim Focus prevê Selic a 12,25% ao ano, ante estimativa de 12% na semana anterior Os analista de mercado que...
Read More
Esportes

Série B: veja quem subiu para a Série A e quem caiu para a Série C

Rodada final determina últimos três acessos para a Série A da próxima temporada; rebaixados para a Série C já haviam...
Read More
Esportes

No apagar das luzes, Bahia arranca empate com o Athletico-PR na Fonte Nova

O Bahia ampliou o jejum e chegou ao sétimo jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (24),...
Read More
Feira de Santana

Operação no Novo Horizonte apreende motores automotivos em Feira de Santana

Na manhã deste domingo (24), a Polícia Militar de Feira de Santana, com apoio da Polícia Civil e do Comando...
Read More
Feira de Santana

Vítima de tiros morre na policlínica do George Américo

Átila Avelino da Cruz, de 29 anos, foi assassinado na tarde deste domingo (24) na Estrada de Jaguara, localizada no...
Read More
Outros

Candidato de Mujica é eleito e Uruguai dá guinada à esquerda

O presidente Lacalle Pou chamou o adversário para começar a transição de poder e reconheceu a derrota de seu candidato...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Foto: Marcelo Camargo

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (13) o uso em caráter emergencial de um novo coquetel de anticorpos para o tratamento de pacientes com covid-19. A área técnica e os diretores avaliaram que o uso combinado dos medicamentos Banlanivimabe e Etesevimabe, da empresa Eli Lilly do Brasil, para casos em estágios iniciais traz benefícios, ainda que permaneçam algumas incertezas.

Os anticorpos objetivam neutralizar o vírus antes que ele entre na célula. Conforme análise dos técnicos da agência, eles têm potencial de eficácia maior quando empregados conjuntamente do que no uso individual.

De acordo com as equipes de análise da agência, quando utilizados juntos, os dois medicamentos podem reduzir em até 70% a incidência da covid-19. Tal eficácia se daria em pacientes que ainda não tenham evoluído para quadro grave e tenham alto risco de progressão.

O termo “alto risco” envolve pessoas com condições de saúde como idade avançada, obesidade, doença cardiovascular, diabetes mellitus tipos 1 e 2, doença pulmonar crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica ou imunossuprimidos.

A orientação é que a aplicação seja feita em hospitais, em razão da estrutura disponível e dos profissionais que realizam o procedimento. A Anvisa não indicou o uso em pacientes com quadros graves, situações em que o coquetel pode agravar o problema. Os remédios não poderão ser comercializados.

O uso emergencial foi autorizado por 12 meses. O tempo de espera para uso do coquetel, após aberto, não pode ser superior a 24 horas em ambiente refrigerado e sete horas em temperatura ambiente.

“Durante a emergência de saúde pública, a autorização emergencial é instrumento regulatório para fomentar tempestivamente opções terapêuticas mesmo em face de um produto em desenvolvimento clínico”, declarou a diretora Meiruze Freitas.

“A partir dos dados apresentados, os benefícios conhecidos e potenciais dos medicamentos quando utilizados em uso emergencial superam os seus riscos”, complementou o também diretor Alex Campos.

Agência Brasil

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: