A ministra Maria Isabel Gallotti, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinou a suspensão da veiculação de propaganda eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na TV que vincula o presidente Jair Bolsonaro (PL) a atos de violência contra mulher e ao atentado de Roberto Jefferson (PTB) a agentes da Polícia Federal. Em caso de descumprimento, a campanha do PT terá que pagar multa de R$ 25 mil.
A medida atende a uma representação protocolada junto ao TSE pela campanha de Bolsonaro, que alega que a peça é “irrefutavelmente difamatória” por associar o candidato a “contextos graves de violência dos quais não tomou parte”, por causa da política pró-armas implementada pela gestão do presidente.
Na decisão, a ministra diz que embora Bolsonaro tenha “conhecida política armamentista”, “não há vinculação em seu discurso com o incentivo ao armamento do crime organizado, da violência contra a mulher, armamento de crianças ou violência urbana”. Gallotti destaca ainda que “não se conhece qualquer manifestação de apoio do candidato Bolsonaro aos atos praticados por Roberto Jefferson contra a Polícia Federal”.
*Bahia.ba