Em declaração dada nesta quinta-feira (13), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que os países do BRICS podem ser alvo de tarifas de 100% dos EUA caso avancem em iniciativas para reduzir a dependência do dólar.
“Se alguma negociação for concretizada, será uma tarifa de 100%, pelo menos”, afirmou ele ao ser questionado sobre os planos do bloco — que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — de estabelecer uma moeda própria.
O BRICS passou a ter dez membros plenos, com a inclusão de Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia e Emirados Árabes Unidos. O grupo avalia a chamada desdolarização, que busca reduzir a influência da moeda norte-americana nas transações internacionais.
Os países argumentam que a padronização do uso do dólar dá aos EUA um poder excessivo sobre negócios globais, mesmo quando não são parte direta das negociações. Durante a Cúpula do BRICS realizada este ano em Kazan, na Rússia, a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, Dilma Rousseff, criticou o que chamou de “uso do dólar como arma”.
Informações Bahia.ba