ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política Internacional

Quem é Yamandú Orsi, pupilo de Mujica que será o próximo do presidente do Uruguai

Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai — Foto: Santiago Mazzarovich / AFP  Eleito neste domingo (24) com 49,3%...
Read More
Bahia

Acidente com ônibus na BR-324 deixa dez feridos em Candeias

Segundo o Corpo de Bombeiros, os passageiros não correm risco de morte Foto: Reprodução/TV Bahia Um ônibus tombou na BR-324,...
Read More
Economia

Mercado projeta juros mais altos em 2025

Boletim Focus prevê Selic a 12,25% ao ano, ante estimativa de 12% na semana anterior Os analista de mercado que...
Read More
Esportes

Série B: veja quem subiu para a Série A e quem caiu para a Série C

Rodada final determina últimos três acessos para a Série A da próxima temporada; rebaixados para a Série C já haviam...
Read More
Esportes

No apagar das luzes, Bahia arranca empate com o Athletico-PR na Fonte Nova

O Bahia ampliou o jejum e chegou ao sétimo jogo sem vencer no Campeonato Brasileiro. Na tarde deste domingo (24),...
Read More
Feira de Santana

Operação no Novo Horizonte apreende motores automotivos em Feira de Santana

Na manhã deste domingo (24), a Polícia Militar de Feira de Santana, com apoio da Polícia Civil e do Comando...
Read More
Feira de Santana

Vítima de tiros morre na policlínica do George Américo

Átila Avelino da Cruz, de 29 anos, foi assassinado na tarde deste domingo (24) na Estrada de Jaguara, localizada no...
Read More
Outros

Candidato de Mujica é eleito e Uruguai dá guinada à esquerda

O presidente Lacalle Pou chamou o adversário para começar a transição de poder e reconheceu a derrota de seu candidato...
Read More
Bahia

Maioria dos baianos trabalha na informalidade, aponta IBGE

Foto: Arquivo/Agência Brasil De acordo com dados divulgados pelo IBGE, entre julho e setembro deste ano, 3,2 milhões de baianos...
Read More
Esportes

Vitória sai na frente, mas cede o empate ao Botafogo no gol contra de Wagner Leonardo

Faltou pouco para o Vitória voltar do Rio de Janeiro com três pontos na bagagem. Jogando no Engenhão, o Leão...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

A crise do Covid 19 acabou abalando a econômica de todo o mundo, tendo como consequência uma serie de pessoas desemprego em todo o mundo, principalmente na Bahia e a primeira classe a sofre com isso foi o segmentos de eventos.

Um levantamento feito pelo Sebrae, em abril, mostrou que a pandemia do Coronavírus afetou 98% do setor de eventos. A pesquisa ouviu prestadores de serviços de organização de feiras, congressos, exposições e festas, além de profissionais cujos trabalhos envolvem aluguel de estruturas como palcos, estandes, iluminação, som, bem como serviços de filmagens, produção fotográfica, bufê de festas, decoração, assessoria cerimonial, seguranças, transporte, agência e operadora de turismo, entre outros.

O impacto provocado pela Covid-19 também fica evidente observando o faturamento do setor. Em comparação ao mês de abril do ano passado, 62,5% dos entrevistados acreditam na redução de 76% a 100% do faturamento em abril deste ano.

Milhares de casamentos, formatura, aniversários entre eventos que estavam preste a serem realizados foram adiados ou cancelados sem prazo de volta, até então esperando uma vacina contra o Coronavírus, gerando um desemprego em massa de fotógrafos, garçom, cerimonialista, motorista entre outros profissionais que atua no setor diretamente.

Um exemplo desse fato é de Franklin Dórea proprietário de um produtora de fotos e vídeos especializada em casamentos, que teve eventos adiados.

“Por conta da Pandemia tivemos uma redução de 95% no número de contratos nesse período, antes desse período trabalhavam comigo cinco pessoas diretamente, hoje estou apenas empregando uma pessoa, infelizmente tiver de abrir mão de quatro colaboradores. 100% das formaturas foram adiadas, casamentos também forma adiados muitos até para 2022. Tivemos que nos adaptar fazendo outros trabalhos como transmissão de live e vt comerciais para manter a empresa, mais que não tem a mesma demanda de serviços”, conta o empresário.

Mesmo com o decreto do governo Rui Costa publicado em dezembro liberado eventos com o máximo de 100 pessoas em todo o estado, cabe as prefeitura autorizarem os eventos em suas cidades e a maioria não autorizou o retorno aumentando o prejuízo de milhares de empresas e profissionais que não sabem mais como pagar as suas contas.

Observado essa situação, a vereadora de Salvador Cátia Rodrigues do DEM, fez uma indicação ao prefeito de Salvador ACM Neto que pode servir de modelo para retorno dessas atividades na capital e em outras cidades do estado. Na indicação a parlamentar pede que seja obrigatório que sejam oferecidos Álcool em Gel 70% para todos presentes nos eventos, a garantida do distanciamento de 1,5m, a instalação de placas de sinalização entre outras medidas.

“Sei de todos os problemas que estamos enfrentando, mais vejam, o comercio voltou abrir seguindo protocolos e garantindo milhares de empregos e o setor de eventos também necessita desse apoio, recebo muitos mensagens através das rede sociais de pessoas pedindo socorro para poder sobreviver e manter empregos de muitos. Já temos academias, bares, restaurantes, eventos de ruas funcionando e por que não reabri as casas de eventos com os protocolos rígidos”, diz a vereadora.

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: