Em sua primeira reunião com gestores escolares da Rede Municipal de Educação – diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos, a secretária de Educação, Anaci Paim, tratou de aspectos essenciais para a retomada pedagógica com os estudantes e professores. O encontro aconteceu de forma virtual, na manhã desta quinta-feira, 14, e contou com a participação de 400 profissionais.
Dentre os principais assuntos mencionados no encontro estão a provável oferta de aulas de forma remota aos alunos a partir do mês de fevereiro, com a expectativa de conclusão do ano letivo de 2020 ainda no primeiro semestre de 2021 e a aquisição de ferramenta digital que será oferecida aos estudantes.
“Vamos oferecer aos estudantes o acesso a atividades on-line e off-line a partir do uso de tecnologias aplicadas ao ensino e de mídias interativas diversas. Todos estes recursos devem viabilizar a integralização do ano letivo visando à retomada pedagógica e a conclusão do período”, destaca a secretária Anaci Paim.
De acordo com a secretária, a equipe da Seduc está intensificando o trabalho para que as providências sejam adotadas no mais breve espaço de tempo.
“Precisamos ofertar aos estudantes o acesso à educação digital. Para isso, não vamos medir esforços no sentido de encontrar a melhor alternativa, que pode incluir TV, rádio, internet e até mesmo material impresso, menos adequado nesse momento, mas que pode viabilizar o acesso àqueles estudantes que tenham dificuldade em acessar a internet”, explicou.
A professora Anaci Paim também falou sobre a importância do trabalho dos gestores escolares que representam o elo comunicativo entre os órgãos administrativos da Educação, os docentes e a família dos estudantes neste processo de retomada.