Integrando a Operação Aláfia, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), realiza revistas e buscas detalhadas nos pavilhões do Conjunto Penal do município, neste sábado (2). De forma conjunta, as ações visam reduzir os índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), na região.
Durante as ações da Seap, coordenadas pela Superintendência de Gestão Prisional (SGP), por meio da Diretoria de Seguranca Prisional (DSP), serão removidos objetos ou substâncias ilícitas que sejam encontrados na unidade, principalmente meios de contato entre os custodiados e criminosos do lado externo, eliminando qualquer possibilidade de articulação, mantendo o cumprimento das normas de segurança carcerária.
Equipes do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, além dos policiais penais ordinários do Grupamento Especializado em Operações Prisionais (GEOP) e da Central de Monitoramento Eletrônico de Pessoas (CMEP), além dos policiais penais ordinários realizam as buscas.
A Operação Aláfia é integrada também pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), por meio das Polícias Civil e Militar e do Departamento de Polícia Técnica (DPT).