Foto: REUTERS/Carlos Barria.
O ex-presidente norte-americano Donald Trump afirmou que usaria “apenas o primeiro dia” de sua presidência para se aproveitar do cargo, se for eleito em 2024, agindo como um “ditador“.
“Exceto no primeiro dia. Quero fechar a fronteira e quero perfurar, perfurar, perfurar”. O ex-presidente faz menção à crise de refugiados que lota a fronteira dos Estados Unidos com o México e à produção interna de petróleo do país.
“Estamos fechando a fronteira e perfurando, perfurando, perfurando. Depois disso, não sou um ditador.”
O comentário foi feito em um programa do canal Fox News. A fala de Trump ocorreu em meio a acusações da Casa Branca de que o republicano abusaria do poder caso volte a ser presidente dos Estados Unidos.
Apesar das declarações, aliados e integrantes da campanha de Trump dizem que, se eleito, o republicano deve utilizar o poder executivo como nunca visto antes.
O ex-presidente sugeriu que quem abusa dos poderes presidenciais é o atual mandatário norte-americano, Joe Biden.
Em entrevista para a Fox News, Trump declarou que não acredita que Biden será seu adversário nas eleições pela idade do democrata.
Trump enfrenta quatro processos criminais, dois deles acusado de uma suposta tentativa de reverter a derrota para Joe Biden em 2020, alegando que houve fraude eleitoral.
Mesmo com os problemas na Justiça, Trump segue como líder absoluto nas pesquisas de intenção de voto nas primárias republicanas, processo em que o partido escolhe seu candidato na disputa.
Nesta quarta-feira, 6, ocorreu um novo debate entre os candidatos republicanos pela vaga, mais uma vez sem a presença do ex-presidente.
Porém, com a proximidade das votações, no próximo mês, a nomeação de Trump é dada praticamente como certa.
Revista Oeste