Nesta sexta-feira (13), a RAO Nordic Oy, braço europeu da empresa de energia russa Inter RAO, anunciou que cortará o fornecimento de energia elétrica à Finlândia a partir de sábado. A companhia alega falta de de pagamento.
– Somos forçados a suspender as importações de eletricidade a partir de 14 de maio – disse a empresa em seu site.
O anúncio foi feito em meio ao aumento das tensões entre a Rússia e a Finlândia, devido a esse último país ter manifestado intenção de aderir à Otan.
A RAO Nordic Oy revelou que “tem importado energia da Rússia para a Finlândia e vendido para a bolsa (de energia pan-europeia) Nord Pool por muitos anos” e que “as vendas realizadas desde 6 de maio ainda não foram creditadas com fundos em nossa conta bancária”.
– Esta situação é excepcional e ocorreu pela primeira vez em mais de 20 anos de nossa história comercial. Esperamos que a situação melhore em breve e que o comércio de energia elétrica com a Rússia possa ser retomado – comunicou a empresa.
Em abril, a empresa finlandesa Fingrid informou que limitaria a capacidade de transmissão de energia na fronteira com a Rússia, o que reduziria a potência de importação de 1.300 MW para 900 MW.
– Esta decisão é baseada em uma avaliação dos riscos para o sistema energético no contexto das mudanças da situação internacional – disse a companhia.
Esta última declaração foi em referência ao conflito militar iniciado pela Rússia na Ucrânia.
A Inter RAO é a única operadora de exportação e importação de energia elétrica na Rússia, e seu principal cliente tem sido historicamente a Finlândia.
Somente em 2021, a Rússia forneceu ao país vizinho 8,2 bilhões de kWh de um total de 21,77 bilhões de kWh exportados.
*EFE