Perseverance buscará sinais de vida microbiana passada e coletará amostras de rochas e sedimentos
O robô explorador Perseverance pousou em Marte, nesta quinta-feira (18), após superar com sucesso os “sete minutos de terror” que envolviam atravessar a fina atmosfera do planeta vermelho e descer na superfície rochosa da cratera Jezero. As informações foram divulgadas pela Nasa.
O ‘rover’ tocou o solo marciano às 17h56 (de Brasília), de acordo com a agência espacial americana. Ele se tornou o quinto desses veículos a explorar o planeta vizinho, neste caso com o objetivo de descobrir sinais de vida no passado.
Cinco minutos após o pouso em Marte, o Perseverance já estava pronto para iniciar sua exploração depois de enviar a primeira imagem da superfície marciana. A foto foi publicada na conta oficial do veículo no Twitter junto com a mensagem: “Olá Mundo. Meu primeiro vislumbre do que será meu lar para sempre”.
O veículo de seis rodas, com cerca de 3 metros de comprimento e 1.025 quilos de peso, buscará em Marte sinais de vida microbiana passada e coletará amostras selecionadas de rochas e sedimentos para embarque futuro para a Terra.
O robô explorador pousou depois de reduzir a velocidade para 20 mil quilômetros por hora em sete minutos e com a ajuda de um “trem de pouso” que lhe permitiu descer suavemente, uma operação que os cientistas da Nasa haviam descrito como perigosa.
– Que equipe incrível para trabalhar através de todas as adversidades e desafios que vêm com o desembarque de um ‘rover’ em Marte, mais os desafios da Covid – declarou o administrador interino da agência espacial americana, Steve Jurczyk, logo após o pouso.
O Perseverance carrega dois microfones, que pela primeira vez captarão o som de Marte, e um helicóptero de quatro patas pesando menos de 2 quilos, o Ingenuity Mars, que tentará o primeiro voo controlado e motorizado em outro planeta. Ela também abrirá o caminho para a futura exploração humana além da Lua.
Pleno News com informações da Agência EFE