Pedido ocorre após a divulgação de vídeo que mostra o então comandante do Gabinete de Segurança Institucional no Palácio do Planalto em 8 de janeiro, durante atos golpistas.
Ministro do Gabinete de Segurança Institucional estava no Planalto no momento da invasão do 8/1
O general da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, conhecido como “G.Dias”, pediu demissão da chefia do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) nesta quarta-feira (19). A decisão foi tomada após a divulgação, pela CNN Brasil, de vídeo que mostra o então comandante do GSI no Palácio do Planalto em 8 de janeiro, durante atos golpistas em Brasília (veja vídeo acima).
Em entrevista à TV Globo após o pedido de exoneração, Dias afirmou que estava no Planalto para retirar invasores do local.
Após a divulgação do vídeo, o GSI afirmou em nota que as imagens mostram a “atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto” e que ” as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas”.
O nome de G.Dias havia sido anunciado por Lulaem 29 de dezembro, antes de sua posse como presidente. Ele era um dos homens de confiança do petista, tendo sido responsável pela segurança de Lula em dois mandatos presidenciais anteriores.
Ministro do GSI pede exoneração do cargo após vídeo em que aparece no Planalto no 8/1
O GSI é responsável pela coordenação da área de inteligência do governo. Cabe ao GSI, por exemplo, acompanhar questões com “potencial de risco” à estabilidade institucional, fazer a segurança pessoal do presidente da República e prevenir crises.
Marco Edson Gonçalves Dias é natural de Americana (SP) e tem 73 anos. Ele entrou para o Exército em 1969, por meio da Escola Preparatória de Cadetes do Exército. Cursou a Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais em 1986 e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército em 1994. Chegou a ocupar o cargo de Comandante da Sexta Região Militar e a comandar o 19° Batalhão de Infantaria Motorizado.
General da reserva Marco Edson Gonçalves Dias, conhecido como ‘G.Dias’ — Foto: Exército/Divulgação
Foi alçado ao cargo de general e, atualmente, está na reserva (como os militares chamam a sua aposentadoria permanente).
G.Dias foi Secretário de Segurança da Presidência da República nos dois mandatos anteriores de Lula e chefe da Coordenadoria de Segurança Institucional da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Informações G1