ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil

Putin deve ser único líder do G20 ausente na Cúpula do Rio, dizem diplomatas

Joe Biden virá à Cúpula do G20 no Rio, nos dias 18 e 19  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...
Read More
Esportes

Presidente da CBF nega contato para contratar Guardiola: “Não fizemos nenhum tipo de busca”

The Athletic publicou nesta sexta-feira que o treinador espanhol foi procurado pela entidade Ednaldo Rodrigues Assembleia Geral Extraordinária CBF —...
Read More
Política Internacional

Milei será o primeiro presidente a ser recebido por Trump depois das eleições

Chefe de Estado argentino também deve se encontrar com Elon Musk Montagem publicada por Milei prevê seu futuro encontro com...
Read More
Feira de Santana

Mãe e filho são flagrados com mais de 10 kg de maconha em Feira de Santana

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade Uma mulher, de 35 anos de idade, foi presa em flagrante, e o filho de 17,...
Read More
Bahia

Quatro a cada 10 habitantes de Salvador viviam em favelas em 2022, aponta IBGE

Foto: Divulgação/IBGE Em 2022, aproximadamente 42,7% da população de Salvador – o que corresponde a cerca de 1.370.262 pessoas –...
Read More
Feira de Santana

PROCON orienta consumidores sobre cuidados e fiscalização durante a Black Friday

Foto: Divulgação Feira de Santana já está em clima de Black Friday, com ofertas e promoções espalhadas pelas lojas desde...
Read More
Esportes

Acusação de estupro deixou Mbappé de fora da lista de convocados da França, diz jornal

Caso teria acontecido em Estocolmo, capital da Suécia Foto: Federação Francesa de Futebol O atacante Kylian Mbappé ficou de fora...
Read More
Política Internacional

Biden promete a Trump transição pacífica e diz que eleição foi ‘justa’ e ‘transparente’

Em discurso à nação, presidente também falou em 'reduzir a temperatura' entre democratas e republicanos Joe Biden vai deixar a...
Read More
Economia

Preços dos alimentos disparam, e inflação sobe 0,56% em outubro

Dados foram divulgados nesta sexta-feira, 8, pelo IBGE Alta do preço dos alimentos, especialmente da carne, impactou inflação de outubro,...
Read More
Bahia

Operação ‘Falso Jaleco’ prende dois policiais militares envolvidos em roubo

Dois policiais militares investigados por envolvimento em um roubo ocorrido no município de Lauro de Freitas foram presos temporariamente nesta...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Joe Biden virá à Cúpula do G20 no Rio, nos dias 18 e 19 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será o anfitrião, nos próximos dias 18 e 19, no Rio de Janeiro, da cúpula do G20 que reunirá chefes de Estado e de governo das principais economias do mundo. 

Segundo apurou a TV Globo, a maior parte dos líderes dos 19 países do grupo deve comparecer à reunião. O único presidente que confirmou que não virá é Vladmir Putin, da Rússia. 

Quais líderes já disseram que vêm

Biden e Xi Jinping são os presidentes das duas maiores potências mundiais e confirmaram presença oficialmente.

O presidente da África do Sul também irá ao Rio, onde Cyril Ramaphosa receberá de Lula a presidência rotativa do bloco. 

A nova presidente do México, Claudia Sheinbaum, informou que estará na cúpula, que marcará sua primeira viagem internacional na função. 

Segundo adiantado pelo g1 e confirmado por fontes da diplomacia brasileira, todos os líderes dos membros oficiais do bloco, com exceção de Vladmir Putin, confirmaram presença na cúpula. 

O anúncio da vinda, no entanto, não foi feito oficialmente. 

A principal ausência será a do presidente russo, em razão das consequências da guerra provocada após a invasão do território ucraniano pela Rússia, há quase três anos. 

Putin anunciou em outubro a decisão de não comparecer, após o procurador-geral da Ucrânia pedir às autoridades brasileiras que cumprissem o mandado de prisão expedido pelo Tribunal Penal Internacional em março de 2023, caso ele fosse ao evento. 

A Ucrânia não faz parte do G20 e o presidente Volodymyr Zelensky não foi convidado para acompanhar as discussões. 

“A negociação de paz não é um tema central em si [do G20], por isso, não teve convite ao presidente [da Ucrânia]. Mas isso tem sido a praxe. Em outras cúpulas não teve a presença do Zelensky. Não cabe ao G20 subsistir o Conselho de Segurança da ONU em tarefas como essa”, explicou o embaixador Mauricio Lyrio, que está envolvido na organização do evento. 

Vladimir Putin discursa durante evento em Sochi, em 7 de novembro de 2024 — Foto: Maxim Shipenkov via Reuters 

O G20 reúne as principais economias do mundo, além de dois blocos econômicos (União Europeia e União Africana). O Brasil comanda o G20 neste ano e definiu três eixos centrais de discussão: 

Além da cúpula de líderes do G20, o Rio de Janeiro também vai sediar a partir da próxima semana o chamado G20 Social, iniciativa do governo brasileiro para discutir, entre outros pontos, o combate à fome e à miséria. 

Lula aproveitará o encontro de líderes para o lançamento formal e a busca por adesões à Aliança Global Contra a Fome, um programa para financiar projetos que reduzam a desigualdade pelo mundo. 

Aeroporto Santos Dumont terá operação suspensa durante a Cúpula do G20 por medida de segurança

Aeroporto Santos Dumont terá operação suspensa durante a Cúpula do G20 por medida de segurança 

Biden fará sua primeira e única viagem ao Brasil como presidente dos Estados Unidos. O último presidente americano a visitar o país foi Barack Obama em 2011. 

A Cúpula do G20 ocorre a cerca de dois meses do fim do mandato de Biden. Ele desistiu de disputar a reeleição e apoiou a candidatura de Kamala Harris, derrotada por Donald Trump, que reassume a Casa Branca em janeiro de 2025. 

Biden cumprirá agenda no Brasil entre os dias 17 e 19 de novembro. Segundo comunicado oficial, ele terá compromissos em Manaus – onde se reunirá com indígenas e lideranças locais para discutir a preservação do meio ambiente, e, no Rio de Janeiro, onde participará da cúpula do G20. 

Lula foi recebido com pompa por Xi Jinping na China, em abril deste ano — Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação 

O presidente da China, Xi Jinping, estará no Rio de Janeiro para participar do G20 e, no dia 20, irá a Brasília para uma agenda de trabalho com Lula. 

Esta será a primeira visita de Estado do líder chinês ao Brasil desde que Lula tomou posse para o terceiro mandato – em abril do ano passado, o presidente brasileiro esteve em Pequim (imagem acima). 

A China é o principal parceiro comercial do Brasil, à frente do EUA, e negocia com o governo brasileiro investimentos em infraestrutura. 

O presidente da Argentina, Javier Milei, demitiu a ministra das Relações Internacionais, Diana Mondino — Foto: Matias Baglietto/Reuters 

Adversário político e crítico de Lula, o presidente da Argentina, Javier Milei, confirmou participação na cúpula do G20, segundo fontes na diplomacia argentina. 

Não há, por ora, previsão de uma reunião reservada entre Milei e Lula ao longo da cúpula do G2. Durante a campanha em 2023, o então candidato se referiu a Lula como “corrupto”, por exemplo. 

Milei veio ao Brasil neste ano, quando foi a Santa Catarina para participar da Conferência da Ação Política Conservadora (CPAC), porém não teve agendas com autoridades do governo federal.

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: