O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) se recusou a definir o grupo Hamas como terrorista, em resolução aprovada nesta segunda-feira, 16.
O partido equiparou as ações de defesa de Israel às brutalidades dos extremistas, que invadiram o território israelense, assassinaram, sequestraram e estupraram milhares de vítimas.
A opinião geral no partido, divulgada no documento, é de que os ataques de Israel em resposta às atrocidades do Hamas configuram genocídio.
“Desde sua fundação, todo e qualquer ato de violência contra civis, venham de onde vierem”, afirma o PT. “Por isso, condenamos os ataques inaceitáveis, assassinatos e sequestro de civis, cometidos tanto pelo Hamas quanto pelo Estado de Israel, que realiza, neste exato momento, um genocídio contra a população de Gaza, por meio de um conjunto de crimes de guerra.”
Na nota, o partido ressalta que apoio desde os anos 1980 a luta do povo palestino por sua soberania nacional. Defendeu a constituição de dois Estados, o da Palestina e o de Israel.
E acrescentou que as relações partidárias que mantém com os palestinos são “unicamente com a Organização para a Libertação da Palestina e com a Autoridade Nacional Palestina, sediada em Ramallah”.
Ao elogiar a atuação do governo brasileiro, no comando rotativo do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) e na repatriação dos brasileiros, alertou para os perigos de uma escalada nos conflitos.
“O PT parabeniza os esforços empreendidos pelo governo brasileiro, sob a condução do Presidente Lula, voltados à repatriação rápida de brasileiros na região do conflito e pelo acesso à ajuda humanitária na região da Faixa de Gaza”, dizia um trecho do texto.
Na visão do partido, isso deve ser feito “com a retirada dos bloqueios impostos por Israel que impactam diretamente a população civil, além do pronto restabelecimento do fornecimento de água, energia elétrica, alimentos, medicamentos e combustíveis na região, bem como a defesa da imediata libertação dos reféns civis israelenses.”
Informações Revista Oeste