Começou nesta segunda-feira (10) a programação de formações continuadas para uso dos laboratórios de ciências e matemática instalados em mais de 50 escolas municipais de Feira de Santana. De hoje até a próxima quarta-feira, dia 13, os professores efetivos dos anos iniciais estão imersos numa rotina de aprendizado para utilizar os equipamentos. As atividades estão acontecendo nas Escolas Municipais Maria Antônia da Costa e Agostinho Fróes da Mota.
As formações são a continuação do projeto da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para dinamizar o ensino de ciências e matemática, além de proporcionar ao aluno da rede uma educação de nível cada vez mais elevado.
“Nós queremos assegurar uma melhora de ensino e aprendizagem através desses instrumentos que os laboratórios trazem além de permitir um novo olhar e novas contribuições para as atividades de ciências e matemática em nossas escolas”, explicou Marta da Graça Lima, diretora do Departamento de Ensino.
Os laboratórios já foram instalados em 61 unidades escolares. Ao todo, 164 escolas serão contempladas. As formações têm o objetivo de deixar os professores atualizados dos novos recursos. “Estamos aqui para agregar conhecimento, viemos garantir que os professores usem os recursos tecnológicos de forma adequada e que tenham facilidade em inserir as novidades nos métodos já praticados”, disse a assessora pedagógica Ana Paula Godk, uma das três formadoras do curso.
Para a professora Késia Alvim, essa formação chega para expandir ainda mais o universo pedagógico dentro das escolas municipais. “Nós vamos alinhar ainda mais a teoria à prática. Os nossos estudantes vão manusear objetos, visualizar imagens de animais, conhecer estruturas. Ou seja, mais possibilidades de construir o conhecimento”, explica.
A formação vai contemplar ainda, na próxima quinta-feira, 110 professores efetivos dos anos finais.