O estudo conduzido por uma equipe da Universidade de Stanford (EUA), publicada pela revista cientifica Plos Biology, classificou em ranking mundial os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, proporcional a 2% do total. Constitui a lista um docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Estão qualificados 600 pesquisadores brasileiros.
Eraldo Medeiros Costa Neto (DCBio/Uefs) compõe o levantamento baseado em dados da Scopus (maior banco de dados de resumos e citações de literatura científica revisada por pares).
O pesquisador Eraldo se surpreendeu com a notícia. “Passado o choque inicial, o sentimento é de gratidão pelas conquistas até agora alcançadas durante minha vida acadêmica, na qual muitas vezes negligenciei vida pessoal e familiar. Tendo cumprido já 25 anos de carreira na Uefs, meu compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão continuam os mesmos, embora ressignificados para atender a uma visão de mundo pessoal pautada na ecologia espiritual”, declarou o docente sobre a conquista histórica.
Foram fornecidas análises atualizadas que utilizaram citações de Scopus, com congelamento de dados a partir de 6 de maio de 2020, avaliando cientistas para impacto de citação ao longo da carreira até o final de 2019 e para impacto de citação durante o ano de 2019. Segundo o estudo, as apurações ocorreram em 22 campos científicos e 176 subcampos.
A classificação do professor da Uefs representa a importância, comprometimento e excelência do fazer científico na Instituição.
Mais informações podem ser acessadas aqui: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3000918