A piscina mais profunda do mundo foi inaugurada no último sábado na cidade polonesa de Mszczonow, perto da capital Varsóvia. A piscina, chamada ‘Deepspot’, tem 45,4 metros de profundidade e 8 mil metros cúbicos de água, que corresponde a mais de vinte vezes o volume de uma piscina padrão de 25 metros de comprimento.
O local apresenta reproduções de cavernas subaquáticas e ruínas maias, além de um pequeno naufrágio que pode ser explorado. Ao contrário das piscinas comuns, o complexo ‘Deepspot’ poderá receber nadadores e mergulhadores durante a pandemia COVID-19, visto que é considerado um centro de treinamento para mergulhadores.
“Não há peixes bonitos ou recifes de coral aqui, então não é um substituto para o mar, mas é realmente um bom lugar para aprender e treinar a fim de mergulhar com segurança”, disse Przemyslaw Kacprzak mergulhador de 39 anos e instrutor que esteve entre os presentes na inauguração da piscina.
A piscina também vai ser usada por bombeiros e pelo exército. A construção durou dois anos e custou 40 milhões de zlotys (€ 8,9 milhões euros). Foram utilizados cerca de 5 mil metros cúbicos de concreto e a piscina tem um túnel subaquático para os espectadores.
Cerca de 1.100 toneladas de aço estão sendo usadas para reforçar sua estrutura, que inclui um “buraco azul”, um túnel construído para o nível mais profundo. Os não-nadadores também podem aproveitar a atração, que além do túnel subaquático, terá salas de conferências, aulas de treinamento e hotéis com vista para a piscina.
Apesar de seu imenso tamanho, a ‘Deepspot’ está prestes a perder sua coroa em breve, já que uma nova piscina de 50 metros de profundidade, chamada ‘ Abyss ‘, está programada para abrir na região de Merseyside, no norte da Inglaterra no ano que vem.
John Vickers, diretor-gerente da Blue Abyss, diz que seu projeto é “mais do que apenas uma piscina enorme” e que funcionará como um “centro comercial de treinamento e um centro de desempenho humano, ajudando as pessoas a atingirem o pico de sua capacidade e capacidades físicas”, comentou para a CNN.
De um lado da piscina, haverá uma grande área em forma de mesa a 12 metros que poderá abrigar, por exemplo, uma seção simulada da Estação Espacial Internacional para treinamento comercial de astronautas.