O jornalista Dinarte Assunção encontrou pedido de cautelar inominada criminal feito pela Procuradoria Geral da República (PGR) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) no inquérito que investiga a compra de respiradores feita pelo Consórcio do Nordeste à Hempcare, por quase R$ 50 milhões.
Como se sabe, é possível a decretação da prisão preventiva por meio de medida cautelar inominada. O processo tramita na PGR desde 9 de junho e a última vez que a Procuradoria movimentou o processo penal para o STJ foi no dia 16 de junho.
O Superior Tribunal de Justiça é a corte para a qual o caso da compra de respiradores por estados do Nordeste foi enviado após as investigações da Bahia detectarem pessoas com foro privilegiado.
Na última semana, movimentações de policiais federais em Salvador aumentaram os rumores de que uma operação da Polícia Federal está se aproximando da capital baiana. Além da chegada de delegados e agentes da PF em um voo comercial da Gol, vindo de Brasília, um avião próprio da Polícia Federal aterrissou no aeroporto de Salvador no último sábado.
Dois inquéritos correm em Brasília envolvendo a compra de respiradores para o Consórcio do Nordeste.
Fonte: politicaaovivo.com