Uma pesquisa feita pelo portal Reclame Aqui e pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) apontou que a maioria da população brasileira é a favor do retorno do horário de verão ainda neste ano. Segundo o levantamento, a modificação nos relógios tem o apoio de 54,9% dos entrevistados, sendo 41,8% totalmente a favor, e 13,1% parcialmente favoráveis.
Por outro lado, segundo a pesquisa, 25,8% do público se mostrou totalmente contra a mudança nos relógios, enquanto 17% se disse indiferente, e apenas 2,2% se posicionou como parcialmente contrário. O levantamento foi feito com 3 mil pessoas e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, considerando um nível de confiança de 95%.
Entre as regiões com maior apoio ao horário de verão estão o Sudeste, Sul e Centro-Oeste. No Sudeste, o índice de pessoas a favor da mudança é de 56,1%. Já no Sul, o percentual é de 60,6% de pessoas favoráveis à modificação nos relógios. No Centro-Oeste, por sua vez, o público que aprova o horário de verão é de 40,9%.
Na última segunda-feira (16), o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a pasta, “muito provavelmente”, deve propor à Casa Civil o retorno do horário de verão no país. Para Silveira, porém, “não há tempo” para “decretar” a modificação no curto prazo e, se ela ocorrer, será com um amplo planejamento.
Segundo o ministro, o retorno do horário de verão olha para duas frentes: a necessidade de segurança energética, para aliviar a demanda no horário de pico, e o impacto positivo, segundo a pasta, em áreas como comércio e turismo. A palavra final, no entanto, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Informações Pleno News