O pastor Rodrigo dos Santos pediu desculpas, nesta quarta-feira (17), após se referir a fiéis de uma região mais pobre como “sujo”, “encardidos” e “moreninhos”. As ofensas aconteceram durante uma live com a esposa dele, nesta terça-feira (16).
– Estou aqui para me redimir de um ato grosseiro no qual eu tenho cometido nesta semana, em um vídeo que está circulando. Tive palavras ofensivas e estou aqui para reconhecer cada uma delas – declarou o pastor em suas redes sociais.
Santos também classificou suas declarações como “infantis” e disse que não foi sua intenção magoar ou ofender ninguém.
– Não era minha intenção magoar alguém ou ofender alguma, e de forma alguma ser racista. Mas agi com palavras infantis e estou aqui para reconhecer e repugnar todas as minhas palavras. Peço perdão a todas as pessoas que eu tenha ofendido, em especial a comunidade negra – disse o pastor.
O CASO
Um casal de pastores da cidade de Toledo, no Paraná, se tornou alvo de repúdio após a transmissão de uma polêmica live entre os dois. Eles são acusados de racismo por se referirem a fiéis de uma região mais pobre da cidade como “encardidos” e “sujos”.
No momento da live, o pastor Rodrigo dos Santos contava sobre como conheceu a esposa, Jéssica Maciel, na Igreja Batista do Calvário, que fica numa região mais pobre da cidade, segundo o religioso.
– Na região da Pioneira a gente não via loira como a minha esposa. Quando ela veio pro culto, destacou. Porque tudo pessoal mais classe pobre, mais moreninho, meio encardido, meio sujo. Quando ela veio eu pensei: essa aí é da zona mais nobre da cidade.
Após as declarações, o casal recebeu uma enxurrada de críticas, muitas delas com acusações de racismo e preconceito de classe social. Eles decidiram então retirar o vídeo da live do ar.
IGREJA BATISTA DO CALVÁRIO
Em nota, a Igreja Batista do Calvário repudiou as declarações do pastor e destacou que Rodrigo dos Santos não faz mais parte da congregação.- A igreja, diante das repercussões geradas pela “live do pastor Rodrigo dos Santos”, reafirma seu compromisso institucional com a promoção da igualdade étnico-racial, sexual, religiosa, repudiando toda e qualquer manifestação de preconceito, contra quem quer que seja. Sendo que reconhecemos que todas as pessoas são iguais perante a Lei e o Criador. Também informamos que o Sr. Rodrigo dos Santos, foi membro de nossa igreja há tempos atrás, mas que atualmente (8 anos) reside fora do país e congrega em outro ministério onde atua como pastor. A nota de retratação foi postada em nossa página em função de nossa igreja ter sido citada na live – explicou o comunicado.
Fonte: site Pleno News