ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com piscina olímpica e quadra poliesportiva, escola Diva Matos Portela será entregue em breve

A obra da escola municipal Diva Matos Portela já foi 100% concluída. Os serviços agora estão concentrados na finalização da...
Read More

Campanha Natal de Prêmios têm início nesta quarta-feira (29)

Foto: Paulo José/Acorda Cidade A campanha Natal de Prêmios 2023 começa nesta quarta-feira (29) e segue até o dia 31...
Read More

Marlene Mattos obrigava Paquitas a ficarem nuas: ‘Para ver quem estava gorda’

Foto: Arquivo Ex-assistente de palco de Xuxa Meneghel, Catia Paganote fez uma revelação sobre seus tempos de Paquita que chocou...
Read More

Conselho Federal de Medicina reage à liminar de Moraes sobre aborto

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF O Conselho Federal de Medicina (CFM) reagiu nesta sexta-feira, 17, à liminar do ministro Alexandre de Moraes,...
Read More

Fies 2024: Conheça as novas regras e benefícios do programa

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um importante programa do governo brasileiro que facilita o acesso ao ensino superior...
Read More

Gabigol se pronuncia após perder camisa 10 do Flamengo

Foto: Alex Silva/Estadão / Estadão Gabriel Barbosa foi às redes sociais no início da noite desta sexta-feira, 17, e se pronunciou pela...
Read More

Mais de 100 pessoas são presas por crimes em meio às enchentes no RS

Ao todo, 112 pessoas foram presas por furtos, saques, posse ilegal de armas e crimes sexuais nos últimos dias no...
Read More

“Como Encantar Clientes”: Palestra da CDL e Sebrae com Erik Penna lota teatro em Feira de Santana

Acima do esperado. Assim pode ser definida a palestra de Erik Penna no teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas de...
Read More

STF forma maioria para negar habeas corpus a Jair Bolsonaro

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para negar um habeas corpus que pede o trancamento de investigação sobre o...
Read More

Prefeito Colbert destaca ações e questões políticas ao podcast do Rotativo News

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins da Silva Filho (MDB), participou nesta sexta-feira (17), de uma entrevista no...
Read More

Bolsonaro recebe alta nesta sexta-feira

O ex presidente Jair Bolsonaro recebeu alta nesta sexta-feira pela manhã do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O...
Read More

Feira de Santana é recordistas em prisões superlotadas

O Conjunto Penal de Feira de Santana é a penitenciaria de condições mais extremas no estado quando se trata de...
Read More

3.ago.2023 - Imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com a lua cheia ao fundo
3.ago.2023 – Imagem do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com a lua cheia ao fundo Imagem: Pilar Olivares/Reuters

Seja na igreja, em um vestiário de futebol antes de uma partida ou em casa, o Pai-Nosso é a oração mais conhecida do cristianismo. Católicos, protestantes, ortodoxos e espíritas kardecistas recitam a “oração que Jesus nos ensinou”.

Origem judaica

Na Bíblia, o Pai-Nosso aparece duas vezes: no Evangelho de Mateus e no de Lucas. Em ambas, Jesus aparece ensinando seus discípulos a orar. No entanto, essa oração tem uma origem que precede Jesus e o Novo Testamento.

Jesus não era cristão, mas judeu. E foi justamente dentro da tradição judaica que ele se inspira na criação do Pai-Nosso. Pesquisadores consideram natural que Jesus, sendo judeu, tenha se familiarizado muito com as ideias e as próprias verbalizações da liturgia na sinagoga. Até porque Jesus participava da sinagoga.

Essa origem judaica se comprova, por exemplo, na semelhança que há entre o Pai-Nosso e a Amidá, ou Oração das 18 Preces, central da liturgia judaica.

A expressão Pai-Nosso aparece muitas vezes no Antigo Testamento, porque os judeus consideram Deus como pai e Deus considera os judeus como seus filhos. Isso já era muito comum nas orações judaicas.

Sete petições

Ao analisarmos o Pai-Nosso, são feitos sete pedidos a Deus. Esse número, na Bíblia, significa plenitude daquilo que o homem precisa.

Os três primeiros têm relação com o reino de Deus: 

Já os quatro últimos pedidos são relacionados à vida do ser humano:

A oração que Jesus ensinou

Na tradição católica, o Pai-Nosso está no centro das Sagradas Escrituras e é a oração do Senhor. Não é à toa que o Pai-Nosso é rezado em todas as missas.

Já para os protestantes, aparece como guia. Nessa tradição, o Pai-Nosso até pode ser rezado na íntegra — e muitas denominações de fato rezam em suas liturgias —, mas está mais para um guia de como orar.

Assim, Jesus não ensina uma fórmula, mas sim como se dirigir a Deus. Ao longo da história, essa oração foi tomada dos evangelhos para fazer parte da liturgia. Por isso que, na missa, reza-se a oração do Pai-Nosso no final.

Perdoai as dívidas ou as ofensas?

Existem diversas versões e traduções do Pai-Nosso. Na Igreja Católica, usa-se a segunda pessoa do plural (vós) e a expressão “perdoai-nos as nossas ofensas”. Já no protestantismo, reza-se utilizando a expressão “nossas dívidas”.

Tanto o uso de dívidas quanto o de ofensas vêm de diferentes traduções e não podem ser considerados errados. No Brasil, a Igreja Católica usava “dívidas” até o Concílio Vaticano 2º, quando mudou para “ofensas”.

Outra diferença se dá no final da oração. Os protestantes, entre eles os evangélicos, terminam com “pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre”, frase que não aparece em versões católicas da Bíblia. É provável que tenha sido um acréscimo feito por copistas e não tenha sido escrito por Mateus.

Ainda assim, é necessário ressaltar que, no uso litúrgico do Pai-Nosso dentro da Missa, após o “livrai-nos do mal”, o sacerdote reza uma prece em nome da assembleia, que responde, ao fim, “vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre”.

Outras curiosidades

O Pai-Nosso já foi usado até como medida de tempo. Muito antes dos cronômetros na cozinha, cozinheiros utilizavam a oração para poder saber o tempo que determinado alimento deveria ficar no fogo.

A oração também já virou algumas músicas. Liszt, Tchaikovsky e Verdi são só alguns dos compositores que já musicaram o Pai-Nosso.

Fonte: Donizete Scardelai, pesquisador, doutor pela USP e professor de Teologia na PUC-Campinas

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: