As novidades e a nova estrutura da 45ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2024) foram apresentadas pelo prefeito Colbert Martins Filho e pelo secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, a profissionais de imprensa, no Parque de Exposição João Martins da Silva, nesta quarta-feira (04).
Uma entrevista coletiva foi realizada no estande da Seagri, seguida de um almoço nas dependências do Parque de Exposição João Martins da Silva.
Na oportunidade, o prefeito Colbert Martins Filho destacou dois importantes convênios que beneficiarão diretamente pequenos criadores de Feira de Santana, com foco no fortalecimento da produção de leite e carne no município. A partir da iniciativa, 1.800 embriões de bovinos e caprinos de alta qualidade genética serão doados a pequenos produtores feirenses.
“Trata-se de uma inovação tecnológica que envolve a fertilização in vitro. Os óvulos de uma vaca serão cruzados com o sêmen de um touro em laboratório, e os embriões resultantes serão implantados nas vacas dos produtores locais”, explicou o prefeito.
Sobre os convênios
O primeiro acordo, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), prevê a distribuição de mil embriões de vacas leiteiras de alta produtividade, totalmente gratuitos, para pequenos produtores da região.
Já o segundo convênio é uma cooperação técnica com a Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), que visa à aquisição de 800 embriões de caprinos e ovinos de alta qualidade genética. A iniciativa promete aumentar significativamente a produção de leite e carne de caprinos no município.
Reforma e outros investimentos
O secretário de Agricultura, Alexandre Monteiro, apresentou detalhes da reforma completa realizada no Parque de Exposição para esta edição da Expofeira. “Foi a maior reforma já realizada neste equipamento em seus 50 anos de história. Além do desgaste natural pelo tempo, os quatro anos sem atividades em decorrência da pandemia agravaram a situação. Mas hoje temos um Parque de Exposição totalmente revitalizado”, pontuou Alexandre.
Entre os destaques da reforma está o monumento em homenagem aos pioneiros do parque, como João Martins da Silva, Vicente Quezado Leite, Joselito Falcão de Amorim, Gil Marques Porto, João Martins da Silva Júnior e Coriolano Carvalho de Pacheco (Cori Neto). “São homens que fizeram parte da história de doação e amor por nossa cidade, pavimentando com louvor o caminho para chegarmos até aqui. Este parque é o resultado do sonho de homens apaixonados por Feira de Santana e pela produção”, destacou o secretário.
Centro de Zootecnia
O prefeito Colbert Martins Filho também ressaltou a importância da construção do Centro de Excelência do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) para o fortalecimento do setor agropecuário da região. “A expectativa é que esse equipamento seja entregue na Expofeira do próximo ano, proporcionando capacitação de ponta para os produtores rurais da nossa cidade e da região”, afirmou Colbert.
Expectativa para a Expofeira 2024
Com um público diversificado e uma programação que inclui leilões, palestras, exposições e shows musicais, a Expofeira 2024 promete ser um dos maiores eventos agropecuários do Nordeste. As reformas estruturais, os novos convênios e a construção do Centro de Zootecnia reforçam o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento do setor agropecuário, buscando fortalecer a economia local e valorizar os produtores rurais de Feira de Santana.
“Estamos trabalhando para oferecer uma feira inovadora, moderna e inclusiva, que atenda às expectativas de todos os envolvidos e promova o crescimento econômico de nossa cidade”, concluiu o prefeito.