Fotos: Valdenir Lima
O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve na Santa Casa de Misericórdia para observar o atendimento
O mutirão de exames promovido pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, para zerar filas, avança neste fim de semana com a parceria com a Santa Casa de Misericórdia, mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). Neste sábado (08), durante todo o dia, a unidade hospitalar abriu suas portas para atender pacientes que aguardavam há até três anos para serem submetidos a exames de endoscopia e colonoscopia.
O prefeito José Ronaldo de Carvalho esteve na Santa Casa de Misericórdia para observar o atendimento aos pacientes, acompanhado do secretário de Saúde, Rodrigo Matos, e da provedora da instituição, médica Fernanda Reis. Ressaltou que a iniciativa visa zerar a fila represada por exames que se acumulavam ao longo de anos, dentro de um prazo de até 100 dias.
Através do mutirão deste sábado (08), foram realizadas 19 endoscopias e mais três colonoscopias. No fim de semana passado, foram realizados nesta unidade hospitalar exames de tomografia. O prefeito destacou o compromisso em manter o fluxo de atendimento para evitar que os exames voltem a ser represados. “Estes exames para pacientes acima de 60 anos precisam ser realizados em unidade hospitalar”, alertou o prefeito.
O secretário de Saúde, Rodrigo Matos, agradeceu à Santa Casa de Misericórdia pela parceria, que está possibilitando o atendimento aos pacientes do SUS, e observou que esta unidade hospitalar possui equipamentos que outras unidades não dispõem na Bahia para atendimento ao público através do SUS.
Há quase três anos na fila de espera, a paciente Iara Rebouças, residente no bairro Santa Mônica II, comemorou ao ser atendida no Hospital Dom Pedro de Alcântara, na manhã deste sábado. “O atendimento foi ótimo”, atestou.