Compra de Respiradores – O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um novo inquérito para apurar a compra de 600 respiradores pelo Governo da Bahia junto à empresa Ocean 26 Inc, sediada nos Estados Unidos.
Os equipamentos não foram entregues pela empresa ao governo baiano, que pagou antecipadamente uma parte considerável do valor dos equipamentos.
Segundo a publicação no Diário Oficial do MPF, o objetivo do inquérito civil é “apurar a configuração de supostos atos de improbidade administrativa no processo de contratação da Empresa Ocean 26 Inc. pelo Fundo Estadual de Saúde do Estado da Bahia, para aquisição de 600 (seiscentos) ventiladores pulmonares, destinados ao enfrentamento da pandemia de Covid-19”.
Ao todo, a gestão baiana, comandada pelo governador Rui Costa (PT), antecipou US$ 8,4 milhões referentes a 80% do contrato de aquisição de 600 respiradores.
Esquema na Saúde – A diretora da Rede Própria Sob Gestão Indireta (DIRP-GI), Viviane Chicourel Hipólito, é o elo entre a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com o esquema criminoso das organizações sociais (OSs) do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), que culminou na Operação Metástase, na última semana. É o que aponta a decisão da Justiça, obtidas pelo site Bahia Notícias.
A sede da Sesab foi alvo da operação da Polícia Federal, que apura um esquema de fraudes em licitações e desvio de recursos públicos por parte de organizações sociais que administravam o Hospital Regional de Juazeiro.
Fonte: site Política Ao Vivo