Autor do Twitter Files Brazil, o jornalista Michael Shellenberger afirmou, nesta quinta-feira (11), que as decisões do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes parecem mais legislativas do que jurídicas.
– São muito fortes, muito sérias. A nós, nos Estados Unidos, ele parece agir como legislador, não somente um juiz – observou.
O relato foi feito durante audiência pública da Comissão de Comunicação e Direito Digital do Senado Federal, que teve não somente a participação de Shellenberger, mas do jornalista brasileiro David Ágape, que ajuda a realizar as reportagens. O intuito da comissão é investigar a atuação ilegal de autoridades brasileiras e suas interferências na rede social X.
Comentando uma suposta perseguição à plataforma de Elon Musk, Shellenberger disse que a medida pode comprometer ainda mais a liberdade de expressão no Brasil.
– Eu não acho que a eleição de Joe Biden tenha sido fraudada, este não é meu ponto de vista. Mas eu defendo o direito das pessoas de dizerem isso.
Shellenberger destacou que a liberdade de expressão serve para garantir o direito ao contraditório, às divergências de ideias. Quando o exercício da manifestação do pensamento contrário é colocado em risco, o direito à livre expressão está sob ameaça.
Informações Pleno News