ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com piscina olímpica e quadra poliesportiva, escola Diva Matos Portela será entregue em breve

A obra da escola municipal Diva Matos Portela já foi 100% concluída. Os serviços agora estão concentrados na finalização da...
Read More

Campanha Natal de Prêmios têm início nesta quarta-feira (29)

Foto: Paulo José/Acorda Cidade A campanha Natal de Prêmios 2023 começa nesta quarta-feira (29) e segue até o dia 31...
Read More

Vitória é dominado pelo Cruzeiro e segue sem vencer no Brasileirão

Foto: Victor Ferreira/EC Vitória O Vitória perdeu para o Cruzeiro por 3 x 1 e segue sem vencer no Campeonato...
Read More

Inscrições para Casamento Coletivo a partir desta segunda-feira

Foto: Divulgação Os casais que desejam oficializar o matrimônio no Casamento Coletivo, edição 2024, poderão realizar a inscrição entre esta...
Read More

Três pessoas que participavam de encontro de motociclistas morrem após acidente no interior da Bahia

Foto: Reprodução/Redes Sociais Três pessoas morreram neste domingo (28), após um grave acidente entre duas motocicletas e um carro na...
Read More

 Trump dispara na corrida presidencial deixando Biden para trás na pesquisa da CNN

Em uma recente pesquisa da CNN, o presidente Trump aparece à frente de Biden em uma corrida eleitoral. Os dados...
Read More

Mais 200 pessoas são detidas em protestos nas universidades nos EUA

Com isso, o número total de detidos desde o início dos protestos chega a 700. Manifestações começaram no dia 18...
Read More

Segurança: em meio a crise, Lira estuda pacotão de PLs de governadores

Projetos avaliados por Lira na área de segurança pública foram apresentados por governadores do Sul e do Sudeste em março...
Read More

Madonna no Rio: dois dos três aviões com 270 toneladas de equipamentos para o show em Copacabana chegam ao Galeão

Pop Star traz 200 pessoas na equipe, que ocuparão 90 quartos de hotel na cidade. Material chega ao Brasil em...
Read More

Posição de lótus: o misterioso caso da múmia escondida em estátua de Buda

A múmia de um monge budista foi encontrada dentro de uma estátua de Buda de mil anos. A descoberta, que...
Read More

Para flexibilizar armas, Câmara dos Deputados agora foca em dar autonomia aos estados

CCJ aprovou texto na última semana, com forte apoio da oposição; especialistas avaliam medida como inconstitucional. Texto está pronto para...
Read More

‘Bebê Rena’: novo hit da Netflix é a série que você deveria assistir

A vida de Donny muda quando ele conhece Martha (Jessica Gunning), uma jovem que entra no bar sem dinheiro para...
Read More

O Ministério da Saúde ampliou a vacinação para mais 154 cidades. Na primeira etapa, mais de 500 municípios foram contemplados.

O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife. — Foto: AP Photo/Felipe Dana

O Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, visto através de microscópio eletrônico na Fiocruz Pernambuco, no Recife. — Foto: AP Photo/Felipe Dana 

Mais 154 cidades farão parte da campanha de vacinação contra a dengue (SUS), que visa proteger crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Eles se somam aos mais de 500 municípios contemplados na primeira etapa da imunização , que começou em fevereiro. 

Nesta quinta-feira (28), o Ministério da Saúdedivulgou a lista com as novas cidades que receberão o imunizante (veja a lista completa abaixo)

As cidades estão localizadas em 11 Regiões de Saúde, que são formadas por municípios fronteiriços que compartilham redes de comunicação e infraestrutura de transportes. A finalidade dessas regiões é integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde. 

VEJA A LISTA COMPLETA COM AS NOVAS CIDADES INCLUÍDAS

Redistribuição de doses

Segundo o ministério, há 668 mil doses que vencerão em 30 de abril, 523 mil em junho e 84 mil em julho. Para evitar que essas doses sejam inutilizadas, a pasta determinou a redistribuição dos imunizantes.

“Não podemos deixar essas doses vencerem. Diante disso, o Ministério trouxe uma solução: redistribuir, dentro das unidades federadas, ou seja, dentro dos estados, para municípios que ainda não foram contemplados”, disse Éder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunização (DPNI). 

👉 O remanejamento das doses próximas do vencimento para municípios dentro dos próprios estados foi detalhado em uma nota técnica do ministério.

Como todas as cidades do Mato Grosso do Sul já haviam sido contempladas e o Distrito Federal não tem municípios para onde redistribuir internamente, o excedente dessas duas unidades será enviado para o Amapá. 

Além dessas doses, o ministério recebeu uma nova remessa de 930 mil doses da vacina Qdenga, que começará a ser distribuída em abril.

A redistribuição das doses começa a partir da nota técnica que será publicada hoje. A gente espera que até semana que vem comece a vacinação, mas não dá para precisar por conta dos desafios logísticos de cada local. 

— Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) 

Segundo o Ministério da Saúde, 1.235.119 doses já foram distribuídas aos estados e DF desde o início da vacinação. Deste quantitativo, 534.631 foram aplicadas e 700.488 não foram registradas (ou seja, podem não ter sido aplicadas ainda ou, por lentidão do município, não ter entrado no sistema). 

Ainda de acordo com a pasta, de todos os municípios que receberam doses, 13 cidades ainda não enviaram os dados para o governo. 

O Brasil foi o primeiro país no mundo a oferecer a vacina na rede pública. Estão aptos para receber o imunizante pelo SUS as crianças e os adolescentes de 10 a 14 anos. 

Mais de 2 milhões de casos

O país já registrou mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024, o maior número registrado em toda a série histórica, que é feita desde 2000. O recorde anterior da doença havia sido batido em 2015, quando foram contabilizados 1.688.688 casos. 

Segundo o Painel de Arboviroses, atualizado nesta terça-feira (26), o país tem 2.321.050 casos (prováveis e confirmados) de dengue e 831 mortes confirmadas pela doença até a semana 12. 

🚨 Em fevereiro, a secretária de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, afirmou que a estimativa da pasta é a de que o país registre, neste ano, 4,2 milhões de casos.

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: